Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARIA JOSÉ NAZARÉ MORAIS FRUTUOSO (46994)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: GESTOR 4.0: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/12/2020 às 13:26 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Os progressos, associados à Indústria 4.0, estão a ter um impacto profundo na transformação da estrutura do mercado de trabalho. Estes fenómenos têm exigido uma especial atenção na identificação e aquisição das competências consideradas essenciais para participar na atual sociedade.
No cerne destas transformações está, frequentemente, o papel do gestor. Para fazer face a todos os desafios que lhe são inerentes, hoje e nos próximos anos, é essencial que o gestor possua um leque de competências adequado. Porém, apesar dos contributos das publicações existentes verifica-se que não existe consenso no conjunto de competências mais relevantes a desenvolver. É neste contexto, que surge o presente estudo, cujo objetivo visa identificar, através da agregação da literatura existente, as competências relevantes para que os ?Gestores 4.0? possam ser bem-sucedidos nos seus desafios laborais.
De forma a alcançar este objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), tendo por base a abordagem PRISMA. De um total de 327 artigos, foram analisados os 30 que obedeceram aos critérios orientadores selecionados. Desta análise identificaram-se um total de 220 competências, posteriormente agrupadas segundo o framework proposto pela Partnership for 21st Century Skills (P21). As principais competências encontradas para os gestores no novo milénio centram-se no grupo de competências Comunicação e Colaboração, nomeadamente o trabalho em equipa e a comunicação oral e escrita. Por outro lado, foi possível verificar o caráter intemporal deste grupo de competências, uma vez que estas foram realçadas em quase todas as décadas abrangidas pelo estudo.
(Português)

The progress associated with Industry 4.0 is having a profound impact on the labor market structures. These phenomena have required special attention to the identification and acquisition of the skills considered essential to participate in the current society.
At the heart of these transformations is often the manager?s role. To face all their challenges the manager must have an adequate range of competencies for today and for the coming years. However, despite the contributions of existing literature, there is no agreement on the set of competencies that are the most relevant to be developed. It is in this context that this study arises, which aim is to identify, by gathering the existing literature, the relevant competencies so that ?Managers 4.0? can be successful in their work challenges.
To achieve this goal, a Systematic Literature Review (SLR) was conducted, based on the PRISMA approach. From a total of 327 articles, the 30 that satisfied the selection criteria were analyzed. From their analysis, a total of 220 competencies were identified and later grouped according to the framework proposed by Partnership for 21st Century Skills (P21). The results show that the main competencies mentioned for managers in the new millennium are focused on the group of competencies of Communication and Collaboration, namely teamwork, oral and written communication. After an analysis of the progression of competencies over the decades, it was found that this group of competencies has a timeless character since it was highlighted through almost every decade covered by the study.
(Inglês)

Palavras-chave

Indústria 4.0; Gestor 4.0; Competências; Revisão Sistemática da Literatura (Português)

Industry 4.0; Manager 4.0; Competencies; Skills; Systematic Literature Review (Inglês)