Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: BÁRBARA FERREIRA DE ALMEIDA (51260)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: PARTICIPAÇÃO FEMININA NO SETOR DOS SI/TI EM PORTUGAL: EVIDÊNCIA EMPÍRICA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 24/11/2020 às 17:51 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O mercado dos SI/TI tem registado um crescimento significativo nas últimas décadas. Uma das consequências tem sido o aumento da procura de profissionais qualificados. Contudo, a oferta não tem satisfeito as necessidades existentes. Verifica-se, ainda, alguma disparidade entre géneros neste setor, com predominância de profissionais masculinos.
Porém, apesar de todos os contributos já publicados, os fatores que inibem a escolha da carreira por parte das mulheres, permanecem por clarificar, nomeadamente no contexto português. Desta forma, este estudo procurou explorar as razões que ditam a escolha da carreira em SI/TI, mas também que podem contribuir para a permanência das profissionais na área. Para o conseguir, desenvolveram-se dois grupos focais: um com estudantes e o outro com profissionais do setor.
Os resultados do estudo revelam que a realidade portuguesa está em linha com o que foi anteriormente publicado. Os principais fatores encontrados passam pela existência de estereótipos associados ao género e à profissão e pelo desconhecimento da profissão e das opções de carreira. Por outro lado, as profissionais relevaram ainda o problema do conflito trabalho-família. A identificação destes fatores permite não só desenvolver estratégias que aproximem as mulheres destes temas, como também atenuar a disparidade de géneros desde cedo na vida das jovens estudantes. Para além disso, permitem aos gestores destas áreas considerar práticas que mitiguem os fatores revelados como inibidores à permanência. Fomentar este equilíbrio poderá ser importante no aumento de profissionais na área e consequente aproximação da oferta e da procura.

(Português)

The IS/IT labor market has grown significantly in the last decades, increasing the demand for qualified professionals. However, the offer does not satisfy the existing demand for professionals. There is, also, some gender gap in this sector, with a predominance of male professionals.
However, despite all the contributions already published, the factors that inhibit women's choice of career remain to be clarified, namely in the Portuguese context. In this way, this studied tried to explore the reasons that dictate the choice of the career in IS/IT, but also that can contribute to the retention of professionals in this area. To achieve this, two focus groups were developed: one with students and the other with professionals in the sector.
The results of this study reveal that the Portuguese reality is broadly in line with what was previously published. The main factors found are the existence of stereotypes associated with gender and the profession, and the lack of knowledge about the profession and career options. On the other hand, the professionals also highlighted the problem of the work-family conflict. The identification of these factors allows not only to develop strategies that bring women closer to these themes, but also to reduce the gender gap earlier in the lives of young students. In addition, allows managers in these areas to consider practices that mitigate the factors revealed to inhibit retention. Fostering this balance may be important in increasing the number of professionals in the area and the consequent approximation of supply and demand.
(Inglês)

Palavras-chave

sistemas de informação, tecnologias de informação, desequilíbrio de género (Português)

information systems, information technologies, gender gap (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_B?rbara de Almeida.pdf (667KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 07-01-2021 11:00