Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: INÊS ISABEL MARTINS CARDOSO (45306)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Proposta de modelo para rede de distribuição elétrica de alta e média tensão
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/12/2020 às 13:19 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Atualmente, as redes de distribuição de energia vivem uma grande mudança de paradigma, assente no desenvolvimento sustentável, no aparecimento de novas unidades de produção renováveis e na mudança de redes passivas tradicionais para redes ativas. Esta complexidade e incremento vai original um maior desafio na sua gestão, monotorização e eficiência. Por essa razão, é necessário encontrar novas ferramentas que permitam ajudar no estudo e análise das redes de distribuição. Neste contexto, o projeto realizado aborda a construção e o desenvolvimento de um modelo de dados que simule a topologia da rede de distribuição elétrica de alta e média tensão no formato de um grafo (i.e., conjunto de nós e arestas), e que posteriormente possa ser utilizado como uma camada de construção e suporte para a elaboração de use cases de analítica. De forma a atingir este objetivo, foi elaborado um modelo conceptual, três versões distintas do grafo e um conjunto de use cases de analítica relevantes para a visualização, estudo e análise da rede de distribuição. A construção do grafo e o desenvolvimento dos use cases analíticos teve por base informação proveniente de um operador de rede de distribuição (ORD). (Português)

Nowadays, energy distribution networks are undergoing a major paradigm shift, based on sustainable development, emergence of new renewable production units and shift from traditional passive networks to active networks. This complexity and increase will create a greater challenge in its management, monitoring and efficiency. For this reason, it is necessary to find new tools that can help in the study and analysis of distribution networks.In this context, the aim of this project is to construct and develop a data model that simulates the topological structure of high and medium voltage electrical distribution grid in the form of a graph (i.e., a set of nodes and edges) and use it as a construction and support layer for the elaboration of analytical use cases. In order to achieve this objective, a conceptual model, three different versions of the graph and a set of analytical use cases relevant to the visualization, study and analysis of the distribution grid was developed. The construction of the graph and the development of the analytical use cases is based on information provided by a Distribution System Operator (DSO). (Inglês)

Distribuição, Energia, Grafo, Rede (Português)

Distribution, Energy, Graph, Network (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 12-01-2021 10:30