Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: DIOGO JORGE GONÇALVES BAPTISTA (45437)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: PROCESSO DE COLABORAÇÃO ENTRE EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: ESTUDOS DE CASO
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 15/12/2020 às 11:15 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade vital para a criação de vantagem competitiva nas organizações. Num mundo cada vez mais globalizado, e onde as organizações são dotadas de capacidades específicas, a colaboração para o desenvolvimento de novos produtos tem sido uma prática adotada por parte das organizações que procuram melhorar a sua atividade de inovação e os resultados deste processo. Para endereçar este tema, o presente estudo tem como objetivo estudar o processo de identificação de parceiros, a forma como as organizações se relacionam e partilham conhecimento e como são geridas as tensões emergentes em relações colaborativas de desenvolvimento de novos produtos.
Para o efeito foi utilizado um método de análise qualitativa através da realização de dois estudos de caso de projetos de colaboração para o desenvolvimento de novos produtos, financiados pelo Compete 2020. Os resultados apontam para a complementaridade de competências, confiança e interações passadas como os principais fatores na identificação e seleção de parceiros. Ao nível do processo de colaboração, são realizadas atividades de pesquisa conjunta para identificar potenciais aplicações de novas tecnologias, são definidos planos para permitir uma melhor gestão dos projetos e as competências das organizações contribuem para diferenças na liderança em diferentes fases dos projetos. Para a partilha de conhecimento contribuem principalmente as interações frequentes e informais focadas na resolução de problemas específicos dos projetos. Finalmente a contratualização e a comunicação por parte dos gestores de projeto das empresas surge como as principais formas de resolução das tensões.
(Português)

New product development is a vital activity for creating competitive advantage in organizations. In an increasingly globalized world, and where organizations are endowed with specific capacities, collaboration for the development of new products has been a practice adopted by organizations that seek to improve their innovation activity and the results of this process. To address this issue, the present study aims to study the process of identifying partners, how organizations relate and share knowledge and how the emerging tensions in collaborative relationships for the development of new products are managed.
For this purpose, a qualitative analysis method was used by carrying out two case studies of collaborative projects for the development of new products financed by Compete 2020. The results point to the complementarity of competences, trust and past interactions as the main factors for the identification and selection of partners. At the level of the collaboration process, joint research activities are carried out to identify potential applications of new technologies, plans are defined to allow better project management and the competencies of organizations contribute to differences in leadership of the project in different phases. The knowledge sharing is mainly due to frequent and informal interactions focused on solving specific project problems. Finally, contracting and communication by the project managers of the organizations emerge as the main methods of managing tensions.
(Inglês)

Palavras-chave

Colaboração; Desenvolvimento de Novos Produtos; Colaboração para o Desenvolvimento de Novos Produtos; NPD; Portugal (Português)

Collaboration; New Product Development; Collaborative New Product Development; NPD; Portugal (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-12-2020 17:00
Voltar