Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MANUEL AIRES DE MATOS ALMEIDA DOS SANTOS (49291)
Mestrado: Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Futebol e ODS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 05/12/2020 às 13:11 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A indústria do futebol gera pelo mundo inteiro uma enorme paixão e riqueza financeira. Esta dimensão global oferece-lhe uma influência crescente nos comportamentos, mentalidades e ações adotadas pela sociedade civil.
O futebol pode contribuir, de forma decisiva, para práticas de responsabilidade social conscientes, definindo modelos e atividades que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, seja a nível local, regional ou global. A adoção de tal atuação irá favorecer o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O estudo de caso da presente dissertação, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e todas as instituições do futebol que prosseguem e estimulam práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) são, de facto, uma referência e um modelo a seguir para o alcance da prosperidade e do desenvolvimento mundial.
(Português)

Football industry generates enormous passion and financial wealth all over the world. This global dimension allows it an increasing influence on the behaviors, mentalities and actions adopted by civil society.
Football can make a decisive contribution to conscious social responsibility practices, defining models and activities that contribute to the society?s development, whether at a local, regional or global level. The adoption of such action will favor the achievement of the 17 Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda proposed by the United Nations (UN).
The case study of this dissertation, the Portuguese Football Federation (FPF), and all the institutions in the world of football that pursue and encourage practices of Corporate Social Responsibility (CSR) are, in fact, a reference and a model to follow for the achievement of the prosperity and development of our world.
(Inglês)

Palavras-chave

Futebol, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social Corporativa, Desenvolvimento, Organização das Nações Unidas, Federação Portuguesa de Futebol (Português)

Football, Sustainable Development Goals, Corporate Social Responsibility, Development, United Nations, FPF (Inglês)