Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MILTON LEANDRO TAVARES VARELA (51522)
Mestrado: Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Tipo: Estágio
Título do Trabalho Final de Mestrado: A Universidade e os ODS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 10/12/2020 às 20:30 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente trabalho final de mestrado, elaborado como relatório de estágio, ocorreu na Fundação e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e tem como propósito apresentar uma campanha de sensibilização sobre os ODS direcionada à comunidade educativa do ISEG, de forma a contribuir para um ISEG mais sustentável.
Durante o estágio foram desenvolvidas atividades em torno da proposta de campanha denominada ?ISEG Rumo a 2030?, assente em três eixos: Sensibilização, Ação e Mobilização. O primeiro eixo tem como objetivo informar e sensibilizar a comunidade educativa do ISEG sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para tal sugeriu-se a criação de uma landing page (subpágina) integrada no site do ISEG e foram apresentados conteúdos para a mesma. O segundo e o terceiro eixos estão interligados, tendo como objetivo mobilizar a comunidade educativa do ISEG, de forma a adotar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia, contribuindo para um ISEG mais sustentável e um mundo melhor. Para tal, sugerem-se propostas de ações concretas para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuja implementação requer a mobilização da comunidade do ISEG e em alguns casos envolve parcerias com outras entidades.
(Português)

The present final master work, prepared as an internship report, took place at the Foundation and Non- Governmental Development Organization (NGDO) Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) and aims to present an awareness campaign on the SDGs aimed at the educational community of the ISEG, in order to contribute to a more sustainable ISEG.
During the internship, activities were developed around the campaign proposal called ?ISEG Towards 2030?, based on three axes: Awareness, Action and Mobilization. The first axis aims to inform and raise awareness among ISEG´s educational community about the UN 2030 Agenda. For that, it was suggested the creation of a landing page (subpage) integrated in the ISEG website and contents were presented for the same. The second and third axes are interconnected, aiming to mobilize the educational community of ISEG, in order to adopt sustainable practices in their daily lives, contributing to a more sustainable ISEG and a better world. To this end, proposals for concrete actions are suggested to achieve the 17 Sustainable Development Goals (SDGs), whose implementation requires the mobilization of the ISEG community and in some cases involves partnerships with other entities.
(Inglês)

Palavras-chave

Agenda 2030; Campanha; Instituições do Ensino Superior; Objetivos de Desenvolimento Sustentável (ODS) (Português)

Agenda 2030; Campaign; Higher Education Institutions; Sustainable Development Goals (SDGs) (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_ Milton Varela.pdf (1,4MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-12-2020 18:30