Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOÃO PEDRO MAGALHÃES DA ROCHA (51512)
Mestrado: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: The Evolution of International Business Research: a content analysis of EIBA's Conference papers (1999-2011)
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 15/12/2020 às 11:05 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Este estudo busca analisar a evolução das Conferências Anuais da European International Business Academy entre os anos 1999 e 2011. Um conjunto de 2221 documentos apresentados durante o período foi processado com o uso de uma ferramenta computadorizada ? Latent Dirichlet Allocation, potencializada por sistemas de inteligência artificial ? para facilitar a análise de conteúdo. O estudo utilizou o sistema de software R como a plataforma de aplicação do método, com o apoio de bibliotecas compatíveis para auxiliar as etapas de pré-processamento, de modelagem de tópicos, e de plotagem de resultados deste estudo. O método foi capaz de identificar 30 tópicos de investigação subjacentes ao grupo de documentos, e um rótulo foi manualmente atribuído a cada tópico de acordo com seu tema geral. Resultados mostram um crescimento generalizado no número de artigos apresentados, bem como novos autores ao longo dos anos, indicando um aumento no grau de abertura das Conferências Anuais da Associação. Determinados tópicos de investigação também se mostraram mais discutidos nos documentos em relação a outros tópicos, e investigação nos tópicos de ?Capacidades dinâmicas, visão baseada em recursos e internacionalização de firma? e ?Abordagens institucionais à investigação e teoria em Negócios Internacionais? se mostraram tópicos de tendência em anos recentes das Conferências. Com pouca necessidade de intervenção humana, este estudo pôde aplicar com sucesso um método automatizado para identificar os temas de investigação da Associação e sua evolução ao longo dos anos, reduzindo o viés do investigador e permitindo uma análise eficiente de grandes volumes de conteúdo textual. (Português)

This study seeks to analyse the evolution of the European International Business Academy?s Annual Conferences between the years 1999 and 2011. A collection of the 2221 documents presented across the defined period was processed with the use of a computer-aided tool ? the Latent Dirichlet Allocation, powered by artificial intelligence systems ? to facilitate the content analysis. The study utilized the R software environment as the platform to apply the method, with the support of a group of compatible libraries to support in the pre-processing, topic modelling and result plotting stages of this study. The method was able to identify 30 underlying research topics across all the documents, and a label was manually assigned to each topic according to its overall theme. Results show an overall growth in number of papers presented, as well as new authors throughout the years, indicating an increase in degree of openness in the Association?s Annual Conferences. Specific research topics have also shown to be more discussed across the documents than others, and research on the topics of ?Dynamic capabilities, resource-based view and firm internationalization? and ?Institutional approaches to International Business research and theory? showed to be trending in recent years of the Conferences. With little need for human intervention, this study was able to successfully apply an automated method to identify the Association?s research themes and their evolution throughout the years, reducing researcher?s bias and allowing for the efficient analysis of large volumes of text content. (Inglês)

Palavras-chave

Latent Dirichlet Allocation, Negócios Internacionais, EIBA, Análise de Conteúdo, Inteligência Artificial, Inovação (Português)

Latent Dirichlet Allocation, International Business, EIBA, Content Analysis, Artificial Intelligence, Innovation (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM MEGCTI - Joao Pedro Magalhaes da Rocha.pdf (1,1MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-12-2020 09:00