Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: TIAGO MORENO SANCHES (45037)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: DESAFIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS PLATAFORMA PORTUGUESAS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 15/12/2020 às 10:55 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A nível mundial, as empresas plataforma revolucionam o nosso quotidiano e, consequentemente, a economia global. A eficiência de tempo e custos que estas empresas digitais oferecem aos utilizadores é o principal motivo da rápida adoção global. Contudo, existem desafios relacionados com a expansão internacional para este tipo de empresas. Sendo empresas com vários lados de utilizadores, é difícil gerir a forma como estas empresas conseguem atrair uma grande base de utilizadores para interagir na plataforma.
Tendo como base uma metodologia qualitativa, realizou-se a análise de três estudos de caso de empresas plataforma portuguesas, onde se procura entender como foi abordado o problema de atração de utilizadores para a plataforma e se essa abordagem sofreu alterações, dependendo do país de atuação da plataforma.
Para aumentar o número de interações, as empresas estudadas focam-se em atrair utilizadores-chave para que outros venham interagir com eles. São, ainda, utilizadas parcerias com outras empresas para aumentar a base de utilizadores. Durante o processo de internacionalização são feitas adaptações a estas abordagens, nomeadamente, poderá alterar-se a estratégia utilizada. Os diferentes lados de utilizadores das empresas plataforma poderão ter foco em diferentes continentes, tendo em conta as suas necessidades e culturas. É, ainda, proposta uma nova estratégia que estas empresas podem usar para ultrapassar o problema da falta de interações na plataforma, chamada: ?cooperação com agregadores de utilizadores?.
(Português)

The platform companies are changing our routines and the global economy. The time and cost-efficiency that these digital companies offer is the main reason for their rapid and global user?s adoption, however, there are challenges related to the internationalization of these companies. The multi-sided platform companies have some difficulties to attract a large number of users to interact on the platform.
Based on a qualitative methodology, an analysis of three case studies of portuguese platform companies was carried out. The main purpose of this analysis relates to understanding how the problem of attracting users was approached and if the internationalization process caused a change on that approach.
The companies mentioned in this study focus on attracting key users so that other users can interact with them. Sometimes, these companies establish partnerships with traditional companies to increase the number of interactions. Internationally, these approaches need to be adapted according to the different sides of platform users that may live on different continents, considering their needs and cultures. It is also proposed a new strategy that these companies can use to overcome the lack of interactions problem called: ?cooperation with user aggregators?.
(Inglês)

Palavras-chave

Empresas Plataforma; Internacionalização; Ecossistemas; Problema do ovo e da galinha; Estratégias (Português)

Platform Companies; Internationalization; Ecosystems; Chicken and egg problem; Strategies (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_TiagoSanches.pdf (605KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 21-12-2020 16:00
Voltar