Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARTIM DAS NEVES COSTA UCHA (51245)
Mestrado: Marketing
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: AUDITORIA À MARCA: CANAL DE ENTRETENIMENTO SPORT TV
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/12/2020 às 13:48 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente estudo teve como objetivo fazer uma Auditoria à Marca Sport TV, um canal de entretenimento desportivo. A Sport TV é um canal premium que se destaca nos media desportivos nacionais pela estratégia de proximidade ao cliente, pela oferta de conteúdos relevantes para o seu target e pela adoção de ferramentas tecnológicas que mudaram a forma como o cliente acede e desfruta dos conteúdos disponibilizados pela marca. Com o aparecimento de novos concorrentes, torna-se relevante uma análise em profundidade a esta marca.
Para a concretização deste projeto foi seguida a abordagem proposta por Keller (2013) para auditar marcas e que envolve dois passos: (1) Brand Inventory e (2) Brand Exploratory. Caracteriza-se por analisar a marca e os consumidores, no sentido de identificar fontes brand equity respeitando o Modelo de Capital da Marca Centrado no Cliente. O Modelo pretende avaliar (1) os elementos da marca; (2) o desenvolvimento de programas de marketing e (3) a alavancagem da marca através de associações secundárias que reforçam a notoriedade e imagem da marca. Este projeto teve em consideração tanto a abordagem ao nível da empresa, como dos consumidores. Com o intuito de conhecer o universo destes últimos foi elaborado um inquérito por questionário dirigido a clientes e não-clientes da Sport TV. Para finalizar, foi entrevistado o CEO da Sport TV Nuno Ferreira Pires com o objetivo de apresentar a visão e a estratégia da empresa o que permitiu completar a análise deste projeto.
(Português)

The purpose of this study is to perform a Brand Audit to Sport TV, a sports channel. Sport TV is a premium channel that stands out in national sports media due to its customer proximity strategy, for offering relevant content to its target customers and for the implementation of technological tools that have changed the way the customer accesses and enjoys the content provided by the brand. With the arrival of new competitors to this space, an in-depth analysis of this brand becomes relevant.
The approach used for this study was the one proposed by Keller (2013) for Brand Audit, which entails: (1) Brand Inventory and (2) Brand Exploratory. It is characterized by studying both brand and consumers, in order to identify sources of brand equity respecting the Customer-Based Brand Equity Model. The Model aims to assess (1) brand elements; (2) the development of marketing programs and (3) brand leverage through secondary associations that reinforce brand awareness and image. This project considered both the approach at a firm level as well as at a consumer level. In the interest of understanding the universe of the latter, a survey was conducted aimed at Sport TV clients and non-clients. Finally, an interview to the Sport TV CEO Nuno Ferreira Pires was conducted with the purpose of introducing the vision and strategy of the company, allowing the completion of this project.
(Inglês)

Palavras-chave

Auditoria à Marca, Capital da Marca Centrado no Cliente, Sport TV, notoriedade da marca, imagem da marca, elementos da marca, programas de marketing, associações secundárias. (Português)

Brand Audit, Customer-Based Brand Equity, Sport TV, branding, brand awareness, brand associations, brand elements, marketing programs, secondary associations. (Inglês)