Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOANA MARIA GODINHO GUARDA (49926)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Customer perceptions in premium purchase intention : BMW vs Mercedes
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 31/01/2021 às 18:24 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

As alterações nível sociocultural e económico em Portugal nas últimas décadas, alteraram os hábitos de compra dos portugueses. Devidas alterações criaram a necessidade de compreender quais os factores que antecedem a lealdade dos consumidores e por conseguinte decisão de compra. Especificamente na indústria automóvel, onde existe uma vasta escolha de marcas, é imposto o desafio de diferenciação. Este estudo pretende examinar quais os factores que mais influenciam a Lealdade dos consumidores em duas marcas, percecionadas como premium no mercado português, BMW e Mercedes.
Esta investigação empírica, é de natureza quantitativa, realizada através de um inquérito desenvolvido e aplicado a uma amostra não-probablística, selecionada por julgamento (n=503). De todas as respostas recolhidas, foram consideradas válidas 213 para este estudo, que correspondem a inquéritos concluídos de respondentes que conhecem ambas as marcas.
Os resultados adquiridos, sugerem que a influência da perceção dos consumidores varia para cada marca. Para ambas as marcas a Resistência à Mudança e a Satisfação têm impacto na Lealdade à marca. No entanto ?Valor da Marca? influência também a Lealdade à BMW, e o Afeto à marca Mercedes. As perceções do consumidor foram testadas para compreender o efeito na intenção de compra, concluindo que o Afeto é algo que influencia ambas as marcas, bem como a Satisfação para a marca Mercedes.
(Português)

The changing economic and socio-cultural forces of the last decades have led to a great shift in customers? buying habits in Portugal. Those influences rose the need to comprehend which factors precede customers? Loyalty and will influence its purchase decision. Specifically, in the case of automotive industry, where a wide range of brands becomes greater and a challenge is imposed. This study aims to examine the impact of customer Loyalty in its customers for two car brands, perceived as premium brands, in the Portuguese market ? Mercedes and BMW.
       The empirical search in this study is of a quantitative nature in which a survey was developed and applied to a non-probabilistic judgement sample (n= 503). In total, 213 valid surveys were considered for this study (only completed surveys from respondents who knew both brands).
        Interestingly, the obtained results suggest that Loyalty is influenced by different Customer Perceptions, varying by brand. For both Mercedes and BMW Resistance to Change and Satisfaction lead to Loyalty. However, Brand Equity also influences BMW?s Loyalty, and by opposite Affect also impact Loyalty for Mercedes. Loyalty was found to be a driver for Purchase Intention for both brands. Customers? Purchase Intention is, for both brands, directly influenced by Affect, but only the Purchase Intention of Mercedes is also strongly influenced also by Customer Satisfaction.
(Inglês)

Palavras-chave

Lealdade à marca, Valor da marca, Intenção de Compra Premium, Perceção do Consumidor, Afeto, Satisfação do Consumidor, Resistência à Mudança (Português)

Brand loyalty, Brand equity, Premium purchase intention, Customer Perceptions Elements, Affect, Customer Satisfaction, Resistance to Change (Inglês)