Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: RODRIGO PEREIRA ENGENHEIRO (45180)
Mestrado: Mathematical Finance
Tipo: Estágio
Título do Trabalho Final de Mestrado: Liability-Driven Investments
Sub Título:
Comentário: Trabalho efetuado no âmbito de estágio na Mercer, sob a orientação do Dr. João Pinto, People Manager.
Instituição: -
Homologação: Dia 29/12/2020 às 09:44 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Diversas crises financeiras tiveram sobre os fundos de pensões efeitos de decréscimo do valor dos ativos, redução do funding level e, por vezes, necessidade de contribuições adicionais por parte do sponsor ou de intervenção de organismos regulatórios. No ambiente descrito, fundos de pensões cuja estratégia de investimento passa apenas pela diversificação dos ativos parecem condenados a fracassar no longo-prazo, apesar de este continuar a ser um princípio financeiro basilar.
É como resposta a este contexto que surgem os Liability-Driven Investments, estratégias especialmente preparadas para proteger os fundos de pensões de fatores de risco como como o risco de taxa de juro. Neste trabalho, apresentam-se quatro modelos pertencentes a essa categoria e comparam-se os resultados por eles produzidos. Os modelos são o Modelo Tradicional de Duração, o Modelo Vetorial de Duração, o Modelo de Duração Key-Rate e o Modelo de Duração da Componente Principal.
Todos os modelos mostram um bom desempenho na reprodução da trajetória das responsabilidades, mas o Modelo de Duração Key-Rate destaca-se pelo facto de ter necessitado de menos contribuições para atingir um funding level mais elevado.
(Português)

Pension schemes suffered from the same effects in various financial crisis. These effects were the reduction of the value of assets, the reduction of the funding level and, sometimes, the necessity for additional contributions from sponsor or for intervention from regulatory organisms. In the described environment, pension schemes whose investment strategy is based only on asset diversification are condemned to fail in the long-term, even considering that this is a valuable financial principle.
Liability-Driven Investments appear as an answer to this context. These are strategies prepared to protect pension schemes from risk factors like interest rate risk. In this work, the author presents four models from this category and compares the results produced by them. The models are Traditional Duration Model, Duration Vector Model, Key-Rate Duration Model and Principal Component Duration Model.
Each model shows a good performance on following the liabilities path, but the Key-Rate Duration Model stands out by the fact that it needed less contributions in order to achieve a higher funding level.
(Inglês)

Palavras-chave

Fundos de Pensões, Liability-Driven Investments, Modelo Tradicional de Duração, Modelo Vetorial de Duração, Modelo de Duração Key-Rate, Modelo de Duração da Componente Principal (Português)

Pension Schemes, Liability-Driven Investments, Traditional Duration Model, Duration Vector Model, Key-Rate Duration Model, Principal Component Duration Model (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM Rodrigo Engenheiro Vers?o final.pdf (2MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 13-01-2021 14:30