Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARIA BEATRIZ PEREIRA MARTINHO DA COSTA (47266)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Fast Fashion: O impacto de Linhas Sustentáveis na Imagem de Marca
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 08/12/2020 às 10:35 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A integração da sustentabilidade desde a produção de vestuário até ao seu fornecimento é cada vez mais valorizada pelo consumidor que está mais consciente dos impactos negativos associados à indústria da moda. Juntamente com a pressão de ONGs, designers e media, várias marcas de fast fashion começaram a adotar práticas mais sustentáveis, sendo que uma das estratégias escolhidas foi a introdução de extensões de linha sustentáveis. Como tal, torna-se relevante perceber qual o seu impacto na imagem de marca. Neste sentido, o presente estudo visa uma melhor compreensão da influência de linhas sustentáveis na imagem de marca de marcas de fast fashion.
A investigação é de natureza explanatória, utiliza um tipo de estudo mono-método quantitativo e a técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito com base num questionário online, num horizonte temporal cross-sectional, sendo posteriormente analisados através de técnicas estatísticas no IBM SPSS Statistics 25. No total, obtiveram-se 619 respostas válidas.
Segundo os resultados obtidos, as marcas de fast fashion, além de possuírem uma imagem de marca forte, devem introduzir linhas sustentáveis com uma imagem semelhante aos seus produtos convencionais, para que estas sejam bem-sucedidas e influenciem positivamente a imagem de marca.
Ao nível académico, a dissertação contribui para o desenvolvimento teórico de um tema bastante atual, porém pouco investigado. Ao nível prático, visa auxiliar marcas de fast fashion no desenvolvimento de estratégias associadas à introdução de uma extensão de linha sustentável.
(Português)

The integration of sustainability from the production of clothing to its supply is increasingly valued by consumers who are more aware of the negative impacts associated with the fashion industry. Along with the pressure from NGOs, designers and the media, several fast fashion brands have started to adopt more sustainable practices, being that one of the strategies chosen was the introduction of sustainable line extensions. Hence, it becomes relevant to understand its real impact on brand image. In this sense, the present study aims at a better understanding of the influence of sustainable lines in the brand image of fast fashion brands.
This explanatory research uses a quantitative mono-method study and a non-probabilistic convenience sampling technique. The data was collected through an online questionnaire on a cross-sectional time horizon and analysed with statistical techniques in IBM SPSS Statistics 25. A total of 619 valid responses were collected.
According to the results obtained, in addition to having a strong brand image, fast fashion brands should introduce sustainable lines with an image similar to their conventional products in order for these lines to be successful and positively influence the brand image.
At the academic level, the study contributes to the theoretical development of a topic that, although current, is little explored. At a practical level, it aims to assist fast fashion brands in developing strategies associated with the introduction of a sustainable line extension.
(Inglês)

Palavras-chave

Fast Fashion, Sustentabilidade, Extensões de Marca, Extensões de Marca Sustentáveis, Imagem de Marca, Congruência Percebida (Português)

Fast Fashion, Sustainability, Brand Extensions, Sustainable Brand Extensions, Brand Image, Perceived Fit (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_MariaBeatrizCosta_FastFashion_OImpactoDeLinhasSustent?veisNaImagemDeMarca.pdf (1,3MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 16-12-2020 14:30
Voltar