Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: ANA RITA ARAÚJO ANTUNES (50054)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE E-PROCUREMENT: ESTUDO DE CASO NO BANCO ABC
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 20:32 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A crescente globalização e o surgimento da internet conduziram ao aparecimento de novos desafios às empresas. Assim, estas necessitam de estar constantemente recriarem-se de forma a obter vantagem competitiva e diferenciarem-se dos seus concorrentes. Para as áreas de compras, a implementação de ferramentas de e-procurement pode assumir um papel preponderante no que se refere a obtenção de maior eficiência.
Este estudo apresenta um estudo de caso numa empresa do setor bancário procurando analisar os benefícios e barreiras inerentes à implementação do e-procurement bem como em que medida é que a implementação destes sistemas afetaram os relacionamentos com fornecedores.
Conclui-se que a empresa apresentou bastantes melhorias quanto à redução de custos, acesso a um número mais alargado de fornecedores, melhor coordenação e maior transparência nos processos, e que os benefícios superaram as barreiras que emergiram da implementação do e-procurement. O impacto que a implementação destes sistemas teve nos relacionamentos com os fornecedores foi pouco significativo porque embora se verifique a automatização dos processos, os relacionamentos cliente-fornecedor são baseados em confiança.
(Português)

The growing globalization and the arising of the internet have led to the emergence of new challenges for companies and corporate organizations. They need to constantly recreate themselves in order to obtain a competitive advantage and differentiate from their competitors. For purchasing areas, the implementation of e-procurement tools can take a leading role in terms of achieving greater efficiency.
This study presents a case study in a banking sector?s company which analyzes the benefits and barriers inherent to the implementation of e-procurement, as well as the extent to which the implementation of these systems affected relationships with suppliers.
It is concluded that the company has presented considerable improvements in cost reductions, access to a larger number of suppliers, better coordination and greater transparency in the processes, and that the benefits have overcome the barriers that have emerged from the implementation of e-procurement. The impact that the implementation of these systems had on the supplier relationship was not very significant because although there is automation of processes, the customer-supplier relationship is based on trust.

(Inglês)

Palavras-chave

e-procurement, benefícios, barreiras, relacionamento cliente-fornecedor, estratégias de compras (Português)

e-procurement, benefits, barriers, customer-supplier relationship, purchasing orientation (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 26-11-2020 13:00
Voltar