Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: GABRIELA OLIVEIRA E TELES (51054)
Mestrado: Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Impactos da pandemia por Covid-19 nos migrantes brasileiros em Portugal
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 05/12/2020 às 11:06 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente trabalho final de Mestrado como objetivo avaliar os impactos da COVID-19 nos migrantes brasileiros em Portugal a partir de pesquisa por inquérito realizada no período de maio a julho de 2020, durante o início do desconfinamento no país. As principais bases empíricas são os dados do inquérito e a observação participante da autora. Apesar da pesquisa ser exploratória, a partir da qual não é possível inferir sobre a população total dos brasileiros em Portugal, o presente trabalho concluiu que a maioria dos migrantes chegou após 2016, e portanto pertencem a uma 4º onda migratória de brasileiros no país, com perfis muito característicos e diversos daqueles já delineados por outros autores. Também se verifica que, apesar das dificuldades enfrentadas na crise serem agravadas para os imigrantes, o Governo português adotou medidas importantes que protegeram essa população. Observou-se uma não confiança nas instituições formais, e um desejo de não retornar ao Brasil mesmo que não estejam trabalhando e com os desafios da crise. Em razão da extensão da pandemia e seus efeitos, se fazem necessárias mais pesquisas sobre a situação dos migrantes brasileiros nos momentos atual e posteriores. (Português)

This final Master's work aims to assess the impacts of COVID-19 on brazilian migrants in Portugal from a survey conducted in the period from May to July of 2020, during the ending of the lockdown in the country. The main empirical bases are the survey data and the author's participant observation. Although the research is exploratory, from which it is not possible to infer about the total population of Brazilians in Portugal, the present study concluded that the majority of migrants arrived after 2016, and therefore belong to a 4th migratory wave of Brazilians in the country, with very characteristic profiles and different from those already outlined by other authors. It also appears that, despite the difficulties faced in the crisis being made worse for immigrants, the Portuguese Government adopted important measures that protected this population. There was a lack of confidence in formal institutions, and a desire to not return to Brazil even if they are not working and besides the challenges of the crisis. Due to the extent of the pandemic and its effects, more research is needed on the situation of Brazilian migrants at the present and subsequent times. (Inglês)

Migração brasileira, Portugal, Pandemias e Migrações, Covid-19. (Português)

Brazilian migration, Portugal, Pandemics and Migration, Covid-19. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM Gabriela Teles (final).pdf (906KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 28-12-2020 14:00