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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: LOURENÇO MARIA SILVA BASTO DE SENA ESTEVES (51508)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: DETERMINANTES DA INTENÇÃO DE RESERVA DE UM ALOJAMENTO TURÍSTICO EM PORTUGAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS HOTELEIRAS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 08/12/2020 às 10:13 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A tecnologia de informação desempenha um papel cada vez mais importante na indústria do turismo. Desta forma, as plataformas hoteleiras surgem como forma a dar resposta às necessidades de integração das tecnologias de informação nas operações gerais dos hotéis.
A presente investigação pretende compreender os determinantes da intenção de reserva de alojamento a partir de uma plataforma hoteleira.
A investigação seguiu um raciocínio descritivo-explanatório, utilizou o tipo de estudo quantitativo e a técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito on-line, num horizonte temporal transversal, obtendo-se 173 respostas válidas, sendo posteriormente analisados através de métodos estatísticos.  
Foi possível concluir que um preço razoável e qualidade de serviço percecionada têm uma influência positiva na formação de valor percecionado que, por sua vez, vai influenciar direta e positivamente a intenção de reserva de um alojamento turístico através de uma plataforma hoteleira. A confiança em plataformas hoteleiras e no alojamento turístico vão também influenciar esta intenção positivamente.
A nível académico este estudo revela-se inovador na medida em que é aplicado ao mercado português, onde não há muitos estudos do género sobre o tema, contribuindo assim, para perceber melhor de que forma o cliente on-line português através da visão integradora de valor e de três tipos de confiança é influenciado na sua intenção de reserva através das plataformas hoteleiras. A nível empresarial, a presente dissertação mostra-se relevante para empresas do setor turístico que tenham uma presença on-line e que pretendam melhorar a sua performance.
(Português)

Information technology plays an increasingly important role in the tourism industry. In this way, hotel platforms emerge as a way to respond to the needs of integrating information technologies in the general operations of hotels.
The present investigation intends to understand the determinants of the intention to reserve an accommodation through a hotel platform.
The investigation followed a descriptive-explanatory reasoning, using the type of study quantitative and the non-probabilistic sampling technique of convenience. The data was collected through an online survey, in a transversal time horizon, obtaining 173 valid responses, which were later treated and analyzed using statistical methods.
According to the results, it can be concluded that a reasonable price and perceived quality of service have a positive influence on the formation of perceived value. In turn the perceived value will directly and positively influence the intention of booking a tourist accommodation through a hotel platform. Trust in hotel platforms and tourist accommodation will also positively influence this intention.
At the academic level, this study proves to be innovative in that it is applied to the Portuguese market where there are not many studies of this kind on the subject, thus contributing to better understand how the Portuguese on-line customer through the integrated vision of value and three types of trust are influenced in their intention to book through hotel platforms. At the business level, this dissertation is relevant for companies in the tourism sector that have an on-line presence and that want to improve their performance.
(Inglês)

Palavras-chave

Plataformas hoteleiras; Comentários on-line; Valor percebido; Confiança; Intenção de reserva on-line. (Português)

Hotel platforms; Online comments; Perceived value; Trust; Online booking intention. (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo alargado.pdf (16KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 03-03-2021 15:00
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