Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: EDGAR IVAN GUTIERREZ JIMENEZ (51273)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: INFLUENCING FACTORS OF MOBILE BANKING APPLICATIONS ADOPTION
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 08/12/2020 às 10:08 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

RESUMO
Os serviços móveis são uma nova realidade que está mudando a forma com que as empresas se aproximam dos seus clientes através da utilização de inovações tecnológicas. O setor bancário não é exceção; os serviços de mobile banking estão mudando o relacionamento entre os bancos e seus clientes de uma forma que beneficia às duas partes.
Algumas das vantagens que o mobile banking fornece aos usuários são as reduções de custos e a possibilidade de aceder às contas bancárias de qualquer lugar e em qualquer momento a partir de um dispositivo móvel. Apesar de todas as vantagens que este serviço traz para os clientes, a adoção e o uso do mobile banking não tem sido tão popular como era de esperar. Por esse motivo, é importante entender quais são os fatores que influenciam a decisão de adotar este tipo de serviço bancário.
Este estudo contém informação sobre os fatores que influenciam a adoção de aplicações bancárias. Foi desenvolvido um modelo conceitual baseado na Teoria da Difusão de Inovações, onde dez fatores foram estudados (vantagem relativa, complexidade, experimentação, compatibilidade, risco, imagem, idade, educação, renda e sexo).
Foi aplicado um questionário para obter dados de dois contextos diferentes (México e Portugal), este foi disponibilizado online entre os meses de Maio e Junho de 2020. As hipóteses foram testadas usando os dados quantitativos obtidos e foi concluído que diferentes fatores são relevantes dependendo do contexto de cada país.
(Português)

ABSTRACT
Mobile services are a new reality that are changing the way companies approach their clients, using technological innovations. The banking sector is not the exception; mobile banking services are changing the bank-client relationship in a way that benefits both the client and the bank.
Some of the advantages that mobile banking provides to the users are a cost reduction for the transactions and the possibility to access the banking account from anywhere at any time from a mobile device. However, despite the advantages that this mobile service brings to the customers, the adoption and usage of mobile banking have not been as popular as expected. For this reason, it is important to understand which factors influence the decision of adopting this banking service.
This dissertation provides new insights into the factors that influence the decision to adopt mobile banking, specifically banking applications. A research model was designed based on the Diffusion of Innovation Theory, where ten factors are being studied (relative advantage, complexity, trialability, compatibility, risk, image, age, education, income, and gender).
A questionnaire was applied to obtain data from two different cultural contexts (Mexico and Portugal). The questionnaire was available online between May and June 2020. The hypotheses were tested using the quantitative data obtained with the questionnaire. It was concluded that different factors of adoption are relevant depending on the country´s context.
(Inglês)

Palavras-chave

Mobile banking; aplicações bancárias; adoção de inovações; fatores de adoção (Português)

Mobile banking; banking applications; innovation adoption; adoption factors (Inglês)