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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: ANA CATARINA ROBALO HILÁRIO (46935)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A INFLUÊNCIA DOS VALORES DE CONSUMO VERDE E DOS VALORES PESSOAIS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 08/12/2020 às 10:04 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente trabalho procura estudar o gap entre a Intenção e o Comportamento de Compra efetiva de Produtos Sustentáveis. Esta relação é estudada no contexto de pandemia vivido devido à COVID-19.
A preocupação crescente da sociedade, em resposta às alterações climáticas, fez com que as empresas procurassem formas de se transformarem para operarem de forma sustentável. Deste modo, surgem produtos, embalagens, métodos de fabrico e processos amigos do ambiente. No entanto, apesar da crescente preocupação, a adoção de comportamentos não é consistente com a intenção de mudança dos mesmos.
Várias teorias analisam estas incoerências, no entanto, o gap continua por explicar. Para melhorar a sua compreensão, este estudo usa os Valores de Consumo Verde, os Valores Pessoais e o Comportamento Pró-Ambiental, como variáveis explicativas. A recolha de dados foi efetuada a partir de um inquérito online, usando uma amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 419 respostas.
Os principais resultados sugerem que os Valores de Consumo Verde e os Valores Pessoais de Universalismo influenciam o comportamento Pró-Ambiental. A Intenção de Compra de Produtos Sustentáveis é influenciada positivamente pelo Comportamento Pró-Ambiental. A Intenção de Compra de Produtos Sustentáveis, o Comportamento Pró-Ambiental e o efeito da COVID-19 influenciam positivamente o Comportamento de Compra de Produtos Sustentáveis. A Intenção revelou-se estatisticamente significativa para explicar o Comportamento, o que se poderá dever ao facto de a amostra ser constituída principalmente por pessoas que já possuem Comportamento de Compra de Produtos Sustentáveis. O efeito COVID-19 apresentou-se como influência positiva no Comportamento de Compra Sustentável.
(Português)

The current dissertation aims to study the gap between Intention and Buying Behavior of Sustainable Products. This relationship is studied in the context of the pandemic caused by COVID-19.
Society?s growing concern related to climate change has led companies to search for ways of transforming themselves to operate in a sustainable way. For this reason, several new products, new ways of packaging, new manufacturing methods and new processes that are environmentally friendly have appeared. However, despite the growing concern, the adoption of new behaviors is not consistent with the intention to change.
Several theories try to explain this incoherence; nevertheless, the gap remains to be explained. So as to better understand its existence, this study uses Green Consumption Values, Personal Values and Pro-Environmental Behavior as explanatory variables. Data was collected through an online survey, obtaining a non-probabilistic sampling by convenience composed of 419 responses.
The main results suggest that Green Consumption Values and Universalism Personal Value influence Pro-Environmental Behavior. The Intention to buy Sustainable Products is positively influenced by the Pro-Environmental Behavior. The Intention to buy Sustainable Products, the Pro-Environmental Behavior, and the effect of COVID-19, positively influence the Buying Behavior of Sustainable Products. The Intention has revealed itself statistically significant in explaining the Behavior, which may be due to the fact that the sample is mainly composed by people who already buy Sustainable Products. The effect of COVID-19 positively impacted Sustainable Buying Behavior, given that during the confinement people adopted a healthier and sustainable food choice.
(Inglês)

Palavras-chave

Sustentabilidade, Intenção de Consumo Sustentável, Comportamento de Consumo Sustentável, Valores de Consumo Verdes, Valores Pessoais, COVID-19 (Português)

Sustainability, Intention, Behavior, Sustainable Consumption Behavior Green Consumption Values, Personal Values, COVID-19 (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM - ANA CATARINA HIL?RIO .pdf (981KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 18-12-2020 10:45
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