Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: DANIELA DE ALMEIDA CARDOSO (51408)
Mestrado: Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Imigração: medidas legais que regem a imigração brasileira em Portugal
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 05/12/2020 às 10:54 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Esta dissertação é dedicada à compreensão do processo de imigração dos brasileiros para Portugal. Optou-se por abordar as motivações resultantes de fatores de ordem legal que levaram imigrantes a escolherem Portugal como país de destino. Propõe-se um foco no Brasil, associado ao papel executado pelo Estado, tanto brasileiro quanto português nesta questão. Recorreu-se à revisão teórica sobre a imigração, ao histórico da imigração brasileira para Portugal, às medidas legais que propiciaram a imigração dos brasileiros para Portugal e, por fim, às possíveis implicações que podem ocorrer nos processos de imigração devido à propagação da pandemia de COVID-19. (Português)

This dissertation is aimed at understanding the immigration process of Brazilians to Portugal We chose to address the motivations resulting from legal factors that led immigrants to choose Portugal as their destination country. It is focused on Brazil associated with the role played by the State, both Brazilian and Portuguese in this matter. Theoretical review on immigration was used, the history of Brazilian immigration to Portugal, the legal measures that led to the immigration of Brazilians to Portugal and, finally, the possible implications that may occur to the immigration processes due to the spread of the pandemic COVID-19. (Inglês)

Palavras-chave

Imigração, imigração brasileira, brasileiros em Portugal, implicações da COVID-19 (Português)

Immigration, Brazilian immigration, Brazilians in Portugal, implications of COVID-19 (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFMDanielaACImigraBRPT.pdf (827KB)