Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: VASCO MIGUEL BATISTA CARVALHO (51059)
Mestrado: Ciências Empresariais
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: ESTUDO DAS DIFERENÇAS NA PERCEÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL INDIVIDUAL E EMPRESARIAL ENTRE GÉNEROS EM PMES
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 24/11/2020 às 17:42 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A Responsabilidade Social é uma questão importante nos negócios e no ambiente social de hoje. Para uma organização, a procura por objetivos económicos não é uma alternativa sólida em termos de sustentabilidade e lucratividade a longo prazo, se os mesmos resultarem em danos irreversíveis no meio social onde se inserem. Assim, tornou-se fundamental para as organizações comportarem-se de uma forma socialmente responsável (Elkington,1997).
Apesar dos esforços, as assimetrias de género na sociedade em geral continuam bem presentes. Apesar das mulheres terem ganho notoriedade e peso na sociedade, os boards das empresas continuam a ser maioritariamente constituídos por homens (Soleymanpour et al.,2015).
Num contexto de desigualdade entre géneros e de uma preocupação crescente com a Responsabilidade Social, julgou-se relevante perceber qual a importância dada à Responsabilidade Social por cada um deles. Tendo em vista esta problemática surgiu a seguinte questão de investigação. O sexo dos colaboradores influência a perceção da Responsabilidade Social Individual e da Responsabilidade Social Empresarial? Sendo as PMEs uma parte fundamental do tecido empresarial português, optou-se por realizar o estudo tendo por base uma amostra de colaboradores que de forma direta ou indireta desempenham funções em PMEs portuguesas.
Os resultados obtidos permitem concluir que os níveis de Responsabilidade Social variam consoante o género e que as mulheres quando comparadas com os homens apresentam níveis superiores de Responsabilidade Social Individual e Empresarial.
(Português)

Social Responsibility is an important issue in today's business and social environment. For an organization, the search for economic objectives is not a solid alternative in terms of long-term sustainability and profitability, should they result in irreversible damage to the social environment in which they operate. Thus, it has become essential for organizations to behave in a socially responsible way (Elkington,1997).
Despite all efforts, gender asymmetries in society in general are still present. Despite the fact that women have gained renown and influence in the present society, most companies boards continue to be mostly made up of men (Soleymanpour et al.,2015).
In a context of gender inequality and a growing concern with Social Responsibility, it was considered relevant to understand the importance given to Social Responsibility by each of them. Having this issue in mind, the following research question arose. Does the gender of employees influence the perception of Individual Social Responsibility and Corporate Social Responsibility? As SMEs are a fundamental part of the Portuguese business fabric, it was decided to conduct the study based on a sample of employees who directly or indirectly perform functions in Portuguese SMEs.
The results obtained allow us to conclude that the levels of Social Responsibility vary according to gender and that women, when compared to men, present higher levels of Individual and Corporate Social Responsibility.
(Inglês)

Palavras-chave

Responsabilidade Social Individual, Responsabilidade Social Empresarial, Género, PMEs (Português)

Individual Social Responsibility, Corporate Social Responsibility, Gender, PMEs (Inglês)

Resumo Alargado

RESUMO.pdf (12KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 10-12-2020 16:00
Voltar