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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: FILIPE MIGUEL LOURENÇO SANTANA (51136)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: EVOLUÇÃO DE UM SISTEMA PRODUTO SERVIÇO: CASO DE UM CONCESSIONÁRIO AUTOMÓVEL EM PORTUGAL
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 19:57 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A presente investigação visa analisar a evolução de um Sistema Produto Serviço (PSS) associado à comercialização de veículos puramente elétricos (BEV), mas incluindo, na noção de contexto, os relacionamentos entre vários atores. Com este propósito, foi realizado um estudo de caso num concessionário automóvel e, através de fontes secundárias, observação e entrevistas semiestruturadas a gestores das áreas das vendas e após venda, procurou-se traçar as principais mudanças associadas à introdução do BEV como um PSS.  
Conclui-se que atores, atividades e recursos foram sendo recombinados ao longo do tempo de modo a suportar a implementação do PSS. Novos serviços surgiram e outros foram reajustados, suportando a componente produto durante todo o seu ciclo de vida. Ao nível a infraestrutura, novos recursos foram adquiridos para proporcionar tais serviços. A rede de relacionamentos com outros atores foi alterada, surgindo novos relacionamentos por um lado e alterações nos já existentes. Isto sugere o interesse em combinar a noção de PSS com a noção redes de negócios na medida em que o uso de PSS requer a conexão seletiva de recursos e atividades detidos por diversos atores.
(Português)

The present investigation aims to analyze the evolution of a product-service system (PSS) associated with the commercialization of battery electric vehicles (BEV), but including in the notion of context the relationships between various actors. For this purpose a case study was carried out at a car dealership and through secondary sources observation and semi-structured interviews with sales and after sales managers sought to trace the main changes associated with the introduction of BEV as a PSS.
It is concluded that actors activities and resources have been recombined over time in order to support the implementation of the PSS. New services emerged and others were readjusted supporting the product component throughout its life cycle. At the infrastructure level new resources were acquired to provide such services. The network of relationships with other actors has been changed with new relationships appearing on the one hand and changes in existing ones. This suggests an interest in combining the notion of PSS with the notion of business networks as the use of PSS requires the selective connection of resources and activities held by different actors.
(Inglês)

Palavras-chave

Sistema produto serviço, veículo elétrico, serviços, relacionamentos, infraestrutura (Português)

Product-service system, eletric vehicle, services, relationship, infrastructure (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 26-11-2020 15:00
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