Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOÃO PEDRO MARQUES DUARTE DIAS (51563)
Mestrado: Finanças
Tipo: Thesis
Título do Trabalho Final de Mestrado: CORPORATE SOCIAL PERFORMANCE AND COST OF CAPITAL
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 11:36 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Este estudo analisa a associação entre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Custo de Capital para empresas cotadas no índice STOXX Europe 600, de 2002 a 2018. Os modelos de Ohlson e Juettner-Nauroth (2005) e Easton (2004) são usados para calcular uma medida ex-ante do custo do capital próprio, enquanto o custo da dívida é medido através do rácio entre as despesas com juros e o total da dívida com juros. Uma medida de Desempenho Social Corporativo (CSP) foi calculada usando a medida Combined ESG (Environmental, Social and Governance) disponibilizada pela Refinitiv. Os resultados sugerem que o CSP é valorizado pelos mercados de dívida e ações. É encontrada uma relação negativa entre CSP e custo do capital próprio, enquanto a relação entre CSP e custo da dívida é positiva. Testes adicionais sugerem que os mercados de ações penalizam as empresas menos responsáveis em CSP em comparação com seus pares do setor, enquanto os mercados de dívida penalizam os líderes do setor em CSP. Os resultados são robustos para medidas alternativas de CSP, custo de capital próprio e custo de dívida. Além disso, as associações não se mantêm durante os períodos de crise, sugerindo que CSP não adiciona nem destrói valor durante tais períodos. (Português)

This study analyses the association between Corporate Social Responsibility (CSR) and Cost of Capital for companies listed in the STOXX Europe 600 index, from 2002 to 2018. The Ohlson and Juettner-Nauroth (2005) and Easton (2004) models are used to compute an ex-ante cost of equity measure, while the cost of debt is measured as the ratio of interest expenses to total interest-bearing debt. A measure of Corporate Social Performance (CSP) was computed using the Combined ESG (Environmental, Social and Governance) Score from Refinitiv. Results suggest that CSP is priced by both debt and equity markets. Furthermore, a negative relationship between CSP and cost of equity is found, while the relationship between CSP and cost of debt is positive. Additional tests suggest that equity markets penalize firms lagging in CSP when compared with industry peers, while debt markets penalize industry leaders in CSP. The results are robust for alternative measures of CSP, cost of equity and cost of debt. Furthermore, the associations do not hold during periods of crisis, suggesting CSP is not value relevant during such periods. (Inglês)

Palavras-chave

Custo de capital, Custo de dívida, Responsabilidade Corporativa Social, ESG (Português)

Cost of Capital; Cost of Equity; Cost of Debt; Corporate Social Responsibility; ESG. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

MFW_Joao_Dias.pdf (646KB)