Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: DANILO DOS SANTOS PENA NUNES (51223)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: A Influência das Formações de Ecosistemas Digitais Nos Relacionamentos Empresariais
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 19:44 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar como a formação e o desenvolvimento de ecossistemas digitais podem influenciar os relacionamentos empresariais. Assim, serão abordados como tópicos nesta dissertação a importância dos relacionamentos empresariais com foco no modelo de interação ARA, ecossistemas de negócios e digitais e a importância das tecnologias Big Data, Internet of Things e Plataformas Digitais no processo de desenvolvimento destes ecossistemas. É relevante entender como a pandemia da COVID-19 está a impactar a transformação digital das empresas e consequentemente as relações empresariais.

Foi utilizada a metodologia qualitativa de caso de estudo. A recolha de dados foi feita através de dados secundários e entrevistas com gestores de três grandes empresas de forma estruturada e exploratória através da internet.

As principais conclusões são que os ecossistemas digitais potenciam a colaboração e influenciam as atividades das empresas através da sua capacidade de comunicação e partilha de informações em tempo real entre os diferentes atores. Esta colaboração abrange entidades de diferentes indústrias e, tem como base para toda a interação as plataformas digitais .Os atores que estão inseridos em ecossistemas digitais buscam principalmente a redução de custos, menor latência de rede, flexibilidade no desenvolvimento de novas conexões em tempo reduzido, time to market mais acelerado.Os atores procuram também fomentar relações cooperativas e competitivas entre as empresas participantes, onde cada entidade pode adquirir ou transacionar os serviços que lhe convém de uma forma muito mais simples e fácil do que se as empresas estivessem em locais distintos e isoladas uma das outras.
(Português)

This study aims to investigate how the development of digital ecosystems may influence business relationships. Thus, the main topics of this dissertation are related to the importance of business relationships focusing on the ARA interaction model, business and digital ecosystems, as well as the importance of Big Data, Internet of Things and Digital Platforms technologies in the process of the development of these ecosystems. Also, it is relevant to understand how the COVID-19 pandemic is impacting the digital transformation of companies and consequently the business relationships.

The qualitative case study methodology was used to investigate the development of digital ecosystems. Data collection was done through secondary data and interviews with managers of three large companies in a structured and exploratory way via the internet.

The main conclusions of this study are that digital ecosystems enhance collaboration and influence activities of companies through their ability to communicate and share information in real time between different actors. This collaboration covers entities from different industries and is based on digital platforms.The actors that are inserted in digital ecosystems mainly seek cost reduction, lower network latency , flexibility in building new connections in reduced time, faster time to market.The actors also seek to foster cooperative and competitive relations between the participants, where each entity can acquire or transact the services that suit it in a much simpler and easier way than if the companies were in different and isolated locations from one another.


(Inglês)

Palavras-chave

Redes de Relacionamento; Ecossistemas Digitais; Big Data; IoT; Plataformas Digitais. (Português)

Relationship Networks; Digital Ecosystems; Big Data; IoT; Digital Platforms (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM Final - Danilo.pdf (758KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 02-12-2020 14:45
Voltar