Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JORGE MANUEL SIMÕES CRISTÃO (49738)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Dimensões de Valor no Relacionamento Comprador-Fornecedor: Casos na Indústria Hoteleira
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 19:36 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Uma perceção adequada das expectativas dos compradores é geralmente uma condição importante para a construção de relacionamentos colaborativos, e de longo prazo, mais do que apenas uma relação puramente transacional. O presente estudo visa analisar as dimensões de valor percebidas por gestores de compras, no setor da hotelaria e do turismo, no relacionamento com os seus fornecedores. Com esse propósito, foram realizadas entrevistas com gestores de seis hotéis independentes em território nacional, e um hotel de cadeia internacional, mas sito também em Portugal, com o intuito de caracterizar as dimensões de valor do relacionamento.  Assim sendo, foram identificadas oito dimensões de valor no relacionamento comprador-fornecedor. Os resultados indicam também que os benefícios do relacionamento desempenham um papel mais preponderante para os compradores, do que os custos do relacionamento estratégico de compras, mas não se repercute necessariamente em todos os casos. Os resultados indicam ainda que, os principais pressupostos considerados divergem conforme a complexidade da oferta, bem como perante o envolvimento na relação.


(Português)

An adequate perception of buyers' expectations is generally an important condition for building collaborative and long-term relationships, more than just a purely transactional relationship. This study aims to analyze the dimensions of value perceived by purchasing managers, in the hospitality and tourism industry, at the relationship with their suppliers.
With this purpose, interviews were conducted with managers of six independent hotels in the national territory, and an international chain hotel, but also located in Portugal, to characterize the relationship's value dimensions.  Therefore, eight dimensions of value were identified in the buyer-supplier relationship. The results also indicate that the benefits of the relationship play a more important role for buyers, than the costs of the strategic purchasing relationship, but it does not necessarily have repercussions in all cases. The results also indicate that the main assumptions considered differ according to the complexity of the offer, as well as the involvement in the relationship.
(Inglês)

Palavras-chave

Dimensões de Valor, Estratégia de Purchasing, Relacionamentos, Relacionamento Comprador-Fornecedor, Compras, Hotéis (Português)

Value Dimensions, Purchasing Strategy, Relationships, Buyer-Supplier Relationship, Purchases, Hotels (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM Jorge Cristao - Mestrado GEI.pdf (644KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 26-11-2020 16:00
Voltar