Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: INÊS FILIPA DA SILVA TERRA (51066)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM ÉPOCA DE EMERGÊNCIA: O IMPACTO NOS COLABORADORES DO HOSPITAL DA HORTA, E.P.E.R.
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 24/11/2020 às 18:42 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A crise de saúde pública, provocada pela Covid-19, levou à necessidade de uma rápida adaptação a esta nova realidade por parte das empresas. Como tal, a Gestão de Recursos Humanos teve que encontrar soluções para proteger os seus colaboradores e negócios.
Devido a esta situação, tornou-se pertinente compreender o impacto da Covid-19 no funcionamento organizacional e na Gestão do Stress dos colaboradores do Hospital da Horta, E.P.E.R. (HH), nos Açores.
De forma a alcançar os objetivos estipulados optou-se pela metodologia qualitativa. Assim sendo, foi realizado um estudo com 10 colaboradores de serviços distintos do HH, aos quais foram aplicadas entrevistas semidiretivas. Posteriormente, estas foram objeto de uma análise de conteúdo.
Os resultados do estudo indicam que a pandemia teve um grande impacto no HH, nas rotinas dos colaboradores e na sua esfera pessoal. Os colaboradores que se mantiveram a prestar cuidados presencialmente no HH mencionaram uma sobrecarga de trabalho e horas de serviço, enquanto que os colaboradores em teletrabalho mencionaram o impacto do confinamento no seu bem-estar devido à dificuldade em dormir, ansiedade e medo de serem infetados, consequentemente, o equilíbrio trabalho-família também foi afetado. Os colaboradores não demonstraram um nível elevado de stress, como seria de esperar. Foram ainda identificadas algumas aprendizagens, a nível tecnológico, relacionadas com o trabalho à distância e no hospital. Esta pandemia obrigou a instituição a adotar mudanças nas suas políticas e estratégias de GRH, nomeadamente no recrutamento, formação e avaliação de desempenho.
A investigação futura deverá debruçar-se sobre o teletrabalho em situações de crise.
(Português)

The public health crisis, caused by Covid-19, led to the need for companies to quickly adapt to this new reality. As such, Human Resources Management (HRM) had to find solutions to protect its employees and business.
Due to this situation, it became pertinent to understand the impact of Covid-19 on the organizational functioning and Stress Management (SG) of the employees of Hospital da Horta, E.P.E.R. (HH), in the Azores.
In order to achieve the stipulated objectives, a qualitative methodology was chosen. Therefore, a study was conducted with 10 employees from different services of HH, to which semi-structured interviews were conducted. Subsequently, these were subject to a content analysis.
The results of the study indicate that the pandemic has had a great impact on HH, more particularly on the routines of employees and on their personal sphere. Employees who continued to provide face-to-face care in HH mentioned an overload of work and hours of service, while teleworkers mentioned the impact of confinement on their well- being due to difficulty in sleeping, anxiety and fear of being infected, thus, the work- family balance was also affected. However, the employees did not show a high level of stress, as one would expect. Apprenticeship was also identified, at a technological level, related to distance and hospital work. This pandemic forced the institution to adopt changes in its HRM policies and strategies, namely in recruitment, training and performance evaluation.
Future research should focus on telework in crisis situations.
(Inglês)

Palavras-chave

Crises, Gestão de Crises, Trabalho Remoto, Stress, Covid-19, Profissionais de Saúde, Gestão de Recursos Humanos. (Português)

Crisis, Crisis Management, Remote Work, Stress, Covid-19, Healthcare workers, Human Resources Management (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM-InesTerra_51066.pdf (702KB)