Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: CAROLINE SOARES CHAVES LOPES (51182)
Mestrado: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: AS EXPECTATIVAS DOS JOVENS COM RELAÇÃO ÀS HABILIDADES NECESSÁRIAS NO FUTURO DO TRABALHO NO BRASIL EM 2030
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 11/02/2021 às 11:21 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A 4ª Revolução Industrial somada às tendências como envelhecimento populacional e novos modelos de negócio, criam pressões nos sistemas de educação, de proteção social, e de organização do trabalho. As habilidades necessárias para ingressar e progredir no mercado de trabalho estão passando por profundas transformações. Os jovens serão bastante afetados pelas transformações no mundo do trabalho e é indispensável aperfeiçoar a transição escola-trabalho por meio da melhoria na educação e da disponibilidade de informações acerca do mercado de trabalho.

O objetivo desta pesquisa é realizar um exercício de Prospectiva sobre o futuro do trabalho no Brasil em 2030 com a participação de jovens entre 15 e 24 anos. Para conseguirmos responder à questão central e avaliar o impacto da exploração de sinais emergentes em cenários de futuros alternativos no contexto do futuro do trabalho no Brasil em 2030 na expectativa dos jovens, realizamos uma pesquisa quantitativa além do processo de Planeamento de Cenários.

Os resultados indicam que os jovens possuem relativa noção de quais são as forças de mudança que impactam o contexto do trabalho, porém, as expectativas com relação às habilidades necessárias não estão diretamente relacionadas. Além disso, a realização do workshop para exploração de sinais e cenários contribuiu para o aprendizado dos jovens e obteve feedbacks positivos, embora sejam necessários ajustes devido à complexidade do método e da matéria.
(Português)

The 4th Industrial Revolution, added to trends such as population aging and new business models, create pressures on education, social protection, and work organization systems. The skills needed to enter and progress in the labor market are undergoing profound changes. Young people will be greatly affected by changes in the labor market and it is essential to improve the school-work transition by improving education and the availability of information about the labor market.

The objective of this work is to carry out a Prospective exercise on the Future of Labor in Brazil in 2030 with the participation of young people between 15 and 24 years old. In order to answer the central question and evaluate the impact of exploring emerging signs in alternative future scenarios in the context of the future of work in Brazil in 2030 in the expectation of young people, we carried out a quantitative research in addition to the Scenario Planning process.

The results indicate that young people have a relative notion of the forces of change that impact the work context, however, expectations regarding the necessary skills are not directly related. In addition, the workshop to explore signs and scenarios contributed to the learning of young people and obtained positive feedbacks, although adjustments are necessary due to the complexity of the method.
(Inglês)

Prospectiva, Cenários, Trabalho, Habilidades, Brasil (Português)

Foresight, Prospective, Scenarios, Labor, Skills, Brazil (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_MEGCTI_CarolineSCLopes.pdf (1,4MB)