Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: ANA CRISTINA DOS SANTOS BATISTA ARAÚJO (50184)
Mestrado: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Produção do Conhecimento - Atualização dos dados do Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação
Sub Título:
Comentário:
Instituição: -
Homologação: Dia 17/12/2020 às 19:35 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O estudo que se segue tenta percecionar a forma como o conhecimento científico produzido em Portugal evoluiu na última década. Como base para esta análise, foi considerado o capítulo quatro sobre Produção do Conhecimento publicado no Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação: desafios, forças e fraquezas rumo e 2020, (p. 135 a 173), doravante designado como Diagnóstico2013. Este documento produzido pela FCT ? Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi publicado em 2013, no âmbito da negociação do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020, contribuindo para a definição posterior de uma Estratégia de Especialização Inteligente.
Este trabalho, por meio de uma abordagem quantitativa, permite percecionar o desenvolvimento das capacidades de investigação e inovação e a transferência de conhecimentos de Portugal. A importância dos recursos humanos e da mobilidade dos investigadores também é abordada, bem como, a importância da cooperação entre a investigação pública e indústria, no desenvolvimento de estratégias de inovação e de plataformas tecnológicas comuns europeias.
Este estudo apresenta conclusões que ajudam a perceber a evolução das produções científicas de Portugal face aos 28 UE, bem como, mapear a atividade científica das instituições portuguesas no contexto mundial e europeu. É possível, aferir índices de colaboração internacional e rácios entre publicações e número de investigadores e/ou número de publicações por milhão de habitantes. Pretende-se contribuir para determinar o desempenho de Portugal nos diversos domínios científicos e quantificar e categorizar os pedidos e registos de patentes em vários escritórios de patentes.
(Português)

The study that follows attempts to understand how scientific and technological knowledge produced in Portugal has evolved over the past decade. The starting point of our analysis is, Chapter 4 on Knowledge Production that was published as part of the Diagnosis of the Research and Innovation System: challenges, strengths and weaknesses towards 2020, (p. 135 to 173), (henceforth referred to as Diagnosis2013). This document produced by FCT - Foundation for Science and Technology, was published in 2013 as part of the negotiation of the Community Support Framework 2014-2020, contributing to the subsequent definition of an Intelligent Specialization Strategy.
This work, through a quantitative approach, allows us to perceive the development of research and innovation capacities and the transfer of knowledge in Portugal. The importance of human resources and the mobility of researchers is also addressed, as well as the importance of cooperation between public research and industry, in the development of innovation strategies and common European technological platforms.
This study presents conclusions that help to understand the evolution of scientific and technological production in Portugal vis-à-vis the 28 UE countries, as well as map the scientific activity of Portuguese institutions in the global and European context. It is intended to contribute to identify accurately the performance of Portugal in the various scientific domains and to quantify and categorize patent applications and filings in various patent offices.
(Inglês)

Palavras-chave

Investigação, inovação, tecnologia, conhecimento, competitividade, cooperação internacional, financiamento, patentes, bibliometria. (Português)

Research, innovation, technology, knowledge, competitiveness, international cooperation, financing, patents, bibliometrics. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Ana Araujo_vf_28 01 2021.pdf (1,6MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 28-12-2020 11:00