Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: LUÍS EMÍLIO NOGUEIRA RAPOSO DE MAGALHÃES (44104)
Mestrado: Finanças
Tipo: Project
Título do Trabalho Final de Mestrado: The Determinants of Regional Entrepreneurship
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 28/11/2020 às 11:18 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Esta dissertação procura analisar os fatores que contribuem para o empreendedorismo regional. Para tal, consideramos os fatores de oferta de empreendedores, os fatores de procura de empreendedores e os fatores políticos e institucionais. Os dados utilizados são provenientes do Instituto Nacional de Estatística (INE) e PORDATA, nos quais consideramos características económicas e demográficas de cada um dos 278 municípios de Portugal continental, durante o período de 2012-2018. Desenvolvemos três regressões multilineares para proceder à nossa análise empírica.
Determinámos que regiões com maior população, composta por indivíduos jovens e com educação, e com proporções maiores de população masculina em combinação com um tecido empresarial com uma taxa mais baixa de microempresas, têm taxas de entrada de empresas maiores. Verificámos também que, municípios com taxas de derrama mais reduzidas tem tendência a ter mais atividade empreendedora. Contudo não verificámos significância estatística num conjunto de variáveis no qual se incluí a densidade populacional, ganho médio mensal, taxa de desemprego ou partido político no poder, componentes dos três vetores dos nossos modelos. Concluímos ainda que as variáveis não apresentam significância estatística ao explicar as taxas de saída de empresas apesar de sugerirem relações na mesma direção e menor magnitude em termos de impacto na variável dependente. Os resultados mantêm-se ao analisar a taxa líquida de entrada de empresas.
(Português)

This study aims to analyse the factors contributing to the regional entrepreneurship. We consider the entrepreneurial supply factors, entrepreneurial demand factors and, political and policy factors in our analysis. The data used is from Statistics Portugal (INE) and PORDATA and we considered economic and demographic characteristics for all 278 Portuguese mainland counties for the 2012-2018 period. We developed a multiple linear regression analysis to perform our empirical procedures.
We find that regions where the population is higher, composed by a younger and high school educated people and with greater proportions of male individuals combined with an economic frame composed by smaller proportions of micro firms, have a higher firm entry rate. We have also found that regions with a lower derrama tax rate tend to have higher entrepreneurial activity. However, we found no statistical significance on a set of variables including the population density, average monthly income, unemployment rates or even the political party in control that are components of the three vectors used in our models. We also conclude that the variables do not have statistical significance when explaining the firm exit rates, even though they suggest similar direction and lower magnitude in terms of impact on the dependent variable. The results hold when analysing the net firm entry rate.
(Inglês)

Empreendedorismo; Determinantes; Empreendedorismo Regional (Português)

Entrepreneurship; Determinants; Regional Entrepreneurship. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

The Determinants Of Regional Entrepreneurship - Lu?s Em?lio Nogueira Raposo de Magalh?es 44104.pdf (429KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 17-12-2020 13:20