Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOANA DA SILVA NUNES (43415)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE TESOURARIA
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/12/2020 às 10:09 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O objetivo desta dissertação consiste no estudo da importância e da tendência da inovação tecnológica na área de Tesouraria Corporativa, nomeadamente a implementação de Sistemas de Gestão de Tesouraria, e a forma como isso influenciou uma empresa industrial farmacêutica portuguesa.
Com a crise económica mundial consequente da pandemia da Covid-19, torna-se ainda mais relevante analisar possíveis formas de ajudar as empresas a possuírem uma estrutura de gestão de risco eficaz e eficiente, e possíveis formas de criar valor para que as empresas consigam ultrapassar esta nova fase que se aproxima.
Para o efeito, foram definidas as seguintes questões de investigação: ?Quais as vantagens e a importância da implementação de um Sistema de Gestão de Tesouraria??; e ?Como é que a implementação de um Sistema de Gestão de Tesouraria contribui para a criação de valor de uma empresa??. Foi seguida uma estratégia de investigação de estudo de caso suportado por entrevistas individuais aos principais responsáveis pela implementação do sistema na empresa em estudo.
A empresa realizou a primeira implementação de uma solução de Tesouraria em 2017, com a implementação do módulo de comunicação bancária via SWIFT. Esta implementação permitiu um aumento da fiabilidade da informação, da automatização dos processos, da visibilidade da posição da empresa, e um aumento da segurança. Considerando as diferentes implementações que têm vindo a ser desenvolvidas, todas contribuem para a construção de um Sistema de Gestão de Tesouraria integrado que responde verdadeiramente às necessidades da equipa de Tesouraria, e têm contribuído para acrescentar valor à empresa.
(Português)

This dissertation intends to study the importance and trend of technological innovation in Corporate Treasury, namely the implementation of Treasury Management Systems, and the way it has influenced a Portuguese pharmaceutical industrial company.
With the global economic crisis arising from Covid-19 pandemic, it becomes even more relevant to check for possible ways to help companies have an effective and efficient risk management structure, as well as possible ways to create value so that companies are able to overcome this new phase that is approaching.
For that purpose, the following research questions were defined: ?What are the advantages and the importance of a Treasury Management System implementation??; ?How does a Treasury Management System implementation contributes to the company?s value creation??. A qualitative approach was used, following a case study investigation strategy supported by individual interviews with the main people responsible for implementing the system in the company selected for the study.
The company carried out the first implementation of a Treasury solution in 2017, with the implementation of bank communication module with SWIFT. This implementation allowed an increase in the reliability of the information, automation of processes, visibility of the company?s position and an increase in security. Taking into consideration the different implementations developed until today, they all contribute to the build of a Treasury Management System fully integrated which truly answers the Treasury team needs, and have contributed to add value to the company.
(Inglês)

Palavras-chave

Tesouraria Corporativa, Centralização da Tesouraria, Sistemas de Gestão de Tesouraria, Estudo de Caso (Português)

Corporate Treasury, Treasury Centralisation, Treasury Management System, Case Study (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_JoanaNunes_Implementacao_de_SGT.pdf (606KB)