Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: BÁRBARA SIBORRO ALVES (45550)
Mestrado: Gestão e Estratégia Industrial
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Influência do Country-of-origin na Indústria Portuguesa de Moldes
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 05/12/2020 às 10:06 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A indústria de moldes é uma indústria core em Portugal que assume um posicionamento bastante favorável no mercado externo. Os moldes portugueses destacam-se pela forte aposta na inovação, na tecnologia e na competitividade ao nível da qualidade, dos preços e dos prazos de entrega.
Nos últimos anos, com a proliferação da concorrência das diversas indústrias em todo o mundo, incluindo da indústria de moldes, tem-se vindo a assistir a uma maior diversidade e qualidade da oferta, tornando-se o processo de avaliação de produtos mais complexo e exigente para os consumidores. O Country-of-Origin representa um dos fatores que contribui para esta avaliação no sentido em que, a perceção existente sobre a imagem de um país, pode afetar diretamente a escolha de quem vai comprar e/ou consumir.
O presente estudo visa a análise da influência do Country-of-Origin na indústria portuguesa dos moldes junto dos seus clientes. Pretende-se verificar como são percecionados os fornecedores portugueses de moldes e de que forma este aspeto contribui para uma maior força ao nível do valor da marca e da qualidade das relações B2B.
Neste âmbito, propõe-se um modelo conceptual testado por via de 82 respostas de clientes de moldes portugueses. Para a recolha das respostas foi disponibilizado um questionário online, tendo o link sido enviado por e-mail aos clientes.
Os resultados apurados permitem concluir que o país de origem influencia positivamente os construtos utilizados para definir a brand equity e a relationship quality quando aplicados à indústria portuguesa de moldes.
(Português)

The moulds industry constitutes a core industry in Portugal which assumes a very favorable positioning in external markets. Portuguese moulds stand out due to the strong commitment to innovation, technology and competitiveness of the level of quality, prices and delivery times.
In recent years as a consequence of the proliferation of competition from different industries worldwide, namely in the moulds industry, there has been an increase of the diversity and quality of the supply, making the product evaluation process more complex and demanding for consumers. The Country-of-Origin represents one of the factors that contributes to this assessment, in the sense that, an existing perception about the image of a country can directly affect the choice of who will buy and/or consume.
This study aims to understand and analyze the influence of the Country-of-Origin in the Portuguese moulds industry, through the international and national customers perception. Therefore, the intention is to verify how the Portuguese moulds suppliers are perceived and how this aspect contributes to an increase of the brand equity and the relationship quality.
In this context, it is proposed a conceptual model that was tested with 82 responses from Portuguese moulds clients. The responses were obtained through an online questionnaire made available with a link sent by email to customers.
The results obtained reveal that the Country-of-Origin positively influences the constructs used to define a brand equity and the relationship quality when applied to the Portuguese moulds industry.
(Inglês)

Palavras-chave

Country-of-Origin, B2B, Moldes, Portugal, Brand Equity, Relationship Quality (Português)

Country-of-Origin, B2B, Moulds, Portugal, Brand Equity, Relationship Quality (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Influ?ncia do Country-of-Origin na Ind?stria Portuguesa de Moldes.pdf (1,3MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 14-12-2020 15:00