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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: IRINA PEREIRA RODRIGUES (51303)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Perceção do consumidor face à indisponibilidade de um artigo de fast-fashion
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 31/01/2021 às 18:31 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Garantir a satisfação do cliente é um desafio para as empresas sendo fundamental a prestação de um serviço distinto dos concorrentes. Para a grande parte dos retalhistas a rutura de stock do artigo pretendido gera insatisfação no consumidor e consequente perda de vendas. Porém, os retalhistas de fast-fashion utilizam como estratégia a disponibilização de um número limitado de peças resultando na indisponibilidade do artigo. O presente estudo pretende compreender qual a perceção do consumidor à indisponibilidade de um artigo de moda, quais as reações e sentimentos associados, e quais os antecedentes de compra determinantes do comportamento futuro.
Para dar resposta aos objetivos do estudo foi utilizado uma abordagem qualitativa com recurso a entrevistas semiestruturadas e uma amostragem com características heterogéneas.
Os resultados evidenciaram que o consumidor perceciona a indisponibilidade do artigo de fast-fashion como uma rutura de stock e não estratégia da marca. O consumidor opta maioritariamente pela mudança de artigo e perante a indisponibilidade o consumidor pode sentir indiferença ou tristeza associado à perda de oportunidade. A disponibilidade de artigos substitutos e a imagem da marca são importantes determinantes do comportamento do consumidor.
Esta investigação acrescenta conteúdo académico tendo em conta que a categoria de produtos de moda foi pouco explorada nesta temática, bem como insights importantes para o universo empresarial, com a existência de consumidores cada vez mais exigentes que procuram o artigo pretendido no tempo e lugar certo. Assim, é necessário que as empresas tenham informação de quais as reações do consumidor perante a inexistência do artigo.
(Português)

Guaranteeing customer satisfaction is a challenge for companies as it is essential to provide a service distinct from competitors. For most retailers, stock-out situations of the sought-after articles can provide consumer dissatisfaction and consequently loss of sales. However, fast-fashion retailers use as a strategy a limited number of items which result in possibility inaccessible articles. Therefore, the present study intends to understand what the consumer perception to an unavailable fashion item is, what the reactions and feelings associated to this situation are as well as determining what the most important purchasing antecedents are for future behaviour.
To achieve the study?s purposes, a qualitative approach was used with semi-structured interviews and a sampling with heterogeneous features.
The results highlight that the consumer perceives the unavailability of a fast-fashion item as an out of stock situation and not a brand strategy. The consumer opts to switch the article and this lack of item makes the consumer feel indifference or sadness associated with a loss of opportunity. The availability of substitute articles and brand image are the most important factors which influence consumer behaviour.
This study complements academic content considering that the product category was less explored than others within this subject as well as important insights for the business world, since the existence of increasingly demanding consumers look for the desired article at the right time and place. As a result, companies are required to have information about consumer reactions to an unavailability of the desired article.
(Inglês)

Palavras-chave

Rutura de Stock, Disponibilidade Limitada, Moda Rápida, Comportamento do Consumidor (Português)

Out of Stock, Limited Availability, Fast-fashion, Consumer Behaviour (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo alargado - Irina Rodrigues.pdf (44KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM Irina Rodrigues - Percecao e comportamento do consumidor face a indisponibilidade de um artigo de fast-fashion.pdf (1,9MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 05-02-2021 10:45
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