Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: ANITA MARISA LOUREIRO DA SILVA (51519)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: NATUREZA E TENSÕES EM COOPETIÇÃO: RELACIONAMENTOS ENTRE FARMÁCIAS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 19:00 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O setor e o mercado farmacêutico sofrem mutações constantes, o que era ontem um dado adquirido, não significa que amanhã o seja. É por isso muito importante que as empresas tenham a capacidade de adotar novas estratégias de gestão para fazer frente aos novos desafios, como estabelecer relacionamentos empresariais de coopetição, ou seja, que envolvem lógicas contraditórias de cooperação e competição em simultâneo. Não obstante, numa estratégia de coopetição surgem diversos tipos de tensões. O presente estudo tem como principal objetivo estudar a evolução da natureza e das tensões de relacionamentos de coopetição em Farmácias comunitárias.
A presente investigação, com caráter exploratório, adota uma estratégia de estudo de caso e método qualitativo. Foram analisadas 4 Farmácias comunitárias de zonas distintas e com realidades diferentes. Foram efetuadas 4 entrevistas semiestruturadas em profundidade, presenciais, via telefone ou videoconferência a gestores das mesmas. A análise dos casos permite uma melhor compreensão desta temática e evidência as tensões e a natureza do relacionamento de coopetição, assim como a sua evolução.
Em suma, com este trabalho é possível concluir que num relacionamento de coopetição é possível encontrar as estratégias comuns que conduzem a benefícios mútuos. Embora as empresas devam saber conciliar os possíveis benefícios mútuos dos relacionamento coopetitivos com os seus objetivos privados. A gestão das tensões é essencial para a evolução do relacionamento e criação de valor.
(Português)

The present study the mainly objective, is to evaluate the nature of coopetition relationships, their evolution and the tensions that arise from it.
In the present investigation, the qualitative method is used, with an exploratory character, and with a case study strategy. The sector chosen for the study was the pharmacist, but properly speaking, the community pharmacy. Four pharmacies from different geographic areas and with different realities were analyzed. Were realized four interviews with CEOs or managers of them, through in-depth semi-structured interviews, in person, via telephone or videoconference. The analysis of the cases allows a better understanding of this theme and highlights the tensions and nature of the coopetition relationship, as well as its evolution.
In short, with this work, was possible to conclude that in a coopetition relationship it is possible to find value creation and common strategies that lead to mutual benefits, although companies must know how to reconcile the mutual benefits that are possible to achieve with this type of relationship with private goals, as well as perceive and manage the tensions that may arise from the relationship.
(Inglês)

Palavras-chave

tensões, interorganizacionais, competição, cooperação, coopetição, e natureza do relacionamento (Português)

tensions, interorganizational, competition, cooperation, coopetition, and nature of the relationship. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM AnitaSilva- coopeticao farmacias 2020-11-01VF.pdf (691KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 02-12-2020 11:15
Voltar