Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: TIAGO MIGUEL RAMOS RASCÃO (51268)
Mestrado: Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Equity Research - NOS SGPS
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 04/01/2021 às 21:15 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O Equity Research realizado no âmbito do mestrado de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG ? Universidade de Lisboa) tem como objetivo avaliar o comportamento das ações da NOS SGPS, SA. Foi efetuado um estudo do setor das telecomunicações que está a desenvolver-se cada vez mais a nível tecnológico, sendo hoje um dos serviços fundamentais para o nosso dia-a-dia.
A avaliação foi realizada à data de 31-12-2020. Esta avaliação foi efetuada com a aplicação de dois métodos: Discounted Cash Flow com a abordagem Free Cash Flow to Firm e, como complemento à avaliação, o Método dos Múltiplos.
No final do estudo, os resultados demonstram que há uma subvalorização, visto que o preço das ações a 31-12-2019 era de 4,80? (Euronext Lisbon) e o target price calculado no final deste estudo foi de 6,71? (FCFF). Embora o resultado obtido no Método dos Múltiplos seja contrário, isto representa um upside potencial de 39,83%, sendo a recomendação final, sugerida aos investidores, de compra de ações da NOS.
(Português)

The Equity Research carried out as part of the master?s degree in Accounting, Taxation and Corporate Finance at the Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG - University of Lisbon) aims to evaluate the behaviour of NOS SGPS, SA shares. We analysed the telecommunications sector, which is developing more and more at a technological level, being today one of the fundamental services for our daily life.
The evaluation was computed out on 31-12-2020. This evaluation was performed with the application of two methods: Discounted Cash Flow with the Free Cash Flow to Firm approach and, as a complement to the evaluation, the Multiples approach.
At the end of the study, the results show that there is an undervaluation, as the share price on 31-12-2019 was 4.80? (Euronext Lisbon) and the target price calculated at the end of this study was 6,71? (FCFF). Although the result obtained in the Multiples method is the opposite, this represents a potential upside of 39,83%, with the final recommendation, suggested to investors, to buy NOS shares.
(Inglês)

Palavras-chave

Equity Research, NOS SGPS SA, Avaliação, Free Cash Flow to Firm, Discounted Cash Flow, Avaliação Relativa (Português)

Equity Research, NOS SGPS SA, Valuation, Free Cash Flow Firm, Discounted Cash Flow, Relative Valuation (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM - Tiago Rascao - 2020.pdf (626KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 22-01-2021 10:00