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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: EVA CRISTINA ENCARNADO CIDADES (51728)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: OS IMPACTOS DA COVID-19 NA UTILIZAÇÃO DO E-COMMERCE
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 19/12/2020 às 12:31 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A evolução do e-commerce tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos à semelhança das tecnologias, prevendo-se que 2.14 mil milhões de pessoas realizem compras através da Internet em 2021, num contexto de B2C.
No contexto pandémico atual, certos fatores poderão ganhar relevância e exercer influência na atitude e comportamento dos consumidores, em especial no que toca à maior recetividade que terão em aceder ao e-commerce e efetuar compras por esta vertente. Os principais objetivos do presente estudo são compreender os efeitos da pandemia provocada pelo novo Coronavírus no comportamento dos consumidores em relação às compras online, as alterações e fatores que o influenciam. Foi proposto um novo modelo de análise da intenção de uso e uso do comércio online, relacionando vários modelos teóricos utilizados no estudo da aceitação da tecnologia e do comportamento dos consumidores.
Conclui-se que a confiança em relação ao uso do comércio online, o hábito, a motivação hedónica e a utilidade percebida têm um efeito positivo na intenção de uso do comércio online, com maior ou menor intensidade. Pelo contrário, a atitude em relação ao uso do comércio online, o controlo comportamental, a facilidade de uso percebida, o benefício relativo e as condições facilitadoras não se apresentaram estatisticamente significativos para influenciar positivamente a intenção de uso do comércio online.
Verificou-se que a rotina e hábitos diários desde o surgimento da Covid-19 influenciaram a intenção e uso do comércio online por parte da amostra utilizada.
(Português)

The evolution of electronic commerce has been rising for the past few years, evidencing how technology will evolve to allow 2.14 billion people to purchase through the internet in 2021, in a B2C perspective.
On the current pandemic scenario, several factors may be gaining relevance and influencing the attitude and behavior of consumers, especially regarding the openness on accessing and buying through this online medium. The main goals of the present study are: understanding the effects of the pandemic brought by the new Coronavirus on the consumers? behavior towards online shopping, the changes and factors influencing it. A new model of analysis of the intention of using and using online commerce was proposed, relating various theoretical models used in the study of technology acceptance and consumer behavior.
This study used an online questionnaire, whose collected results were analyzed using the Smart PLS.
The main conclusions of this study proved that confidence, habit, hedonic motivation and perceived usefulness have a positive effect on the intention to use E-commerce, with greater or lesser intensity and, on the contrary, attitude, behavioral control, perceived ease of use, relative benefit and facilitating conditions were not statistically significant when measuring their influence on a positive manner the intention of using E-commerce.
It was possible to verify a strong influence of routine and daily habits since Covid-19 arose, and how those have meddled on the intention and use of online commerce by the sample here studied.
(Inglês)

Palavras-chave

Comércio Eletrónico, E-commerce, B2C, Comércio Online, Tecnologia, Comportamento, Intenção de Uso, Uso, Pandemia, Covid-19. (Português)

E-Commerce, B2C, Behavior, Pandemic, Covid-19, online shopping, technology, intention to use, use. (Inglês)

Resumo Alargado

MGSI_L51728_TFM_Eva Cidades_Resumo.pdf (9KB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 13-01-2021 16:00
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