Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOANA ALEXANDRA MOREIRA CONSTÂNCIA (51220)
Mestrado: Gestão de Recursos Humanos
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O impacto do desenvolvimento de competências no engagement e na intenção de saída dos colaboradores
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 18:49 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

O presente estudo pretende analisar o impacto que o Desenvolvimento de Competências tem nos níveis de Engagement e na Intenção de Saída dos colaboradores. Pelo facto de este estudo ter sido realizado em contexto pandémico foi incluída uma variável relativa ao receio de contrair o vírus. Para a realização deste estudo recorreu-se à aplicação de um questionário online a profissionais de diferentes áreas no contexto organizacional português, tendo-se obtido uma amostra de 156 inquiridos. Os resultados demonstraram níveis elevados para todas as variáveis de Engagement e para a variável de Apoio ao Desenvolvimento de Competências por parte de Superiores e Colegas. Em contrapartida, a variável de Apoio ao Desenvolvimento de Competências por parte da organização, do Medo à Covid 19 e da Intenção de Saída apresentaram valores baixos. Verificaram-se diferenças significativas entre os inquiridos em termos de género, idade, estado civil, parentalidade, vínculo salarial, nível hierárquico, setor e área de atividade, dimensão da organização e nível salarial. Relativamente às relações entre as variáveis de estudo, os resultados indicam que não existem relações significativas em relação à variável Medo Covid 19. Existe apenas uma relação positiva entre a variável Desenvolvimento de Competências e o Engagement e duas relações negativas entre o Desenvolvimento de Competências e a Intenção de Saída, bem como entre o Engagement e a Intenção de Saída. Finalmente comprovou-se que o Engagement medeia a relação entre Desenvolvimento de Competências e Intenção de Saída. (Português)

This study intends to analyse the impact that the Skill Development produces on both the Engagement and the Intention to Leave levels. Due to the fact that this study was carried out in a pandemic context, a variable regarding the fear of contracting the virus was included. To carry out this study, online questionnaire were applied to professionals from different areas in the Portuguese organizational context which resulted in a sample of 156 respondents. The results showed high levels for all the variables of Engagement and for the variable of Support to the Development of Skills by Superiors and Co-workers. In contrast, the variable Support for Skills Development on the part of the organization, from Fear to Covid19 and Intention to Leave showed low values. Significant differences were found between respondents in terms of gender, age, marital status, parenting, wage bond, hierarchical level, sector and area of activity, size of the organization and wage level. Regarding the existent correlation between the different study variables, the results indicate that there are no significant relations connected to the Fear of Covid19 variable. There is only one positive relation between the Skill Development variable and Engagement and two negative relations between the Skill Development and the Intention to Leave, as well as between the Engagement and Intention to Leave. Finally, it was proved that Engagement mediates the existent relation between Skill Development and Intention to Leave. (Inglês)

Desenvolvimento de Competências; Engagement; Intenção de Saída (Português)

Skill Development; Engagement; Intention to Leave (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_JoanaConstancia.pdf (815KB)