Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: RAÍSSA NEVES ALENCAR (51276)
Mestrado: Marketing
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: ENTRELAÇAMENTO DE REDES PARA INTENSIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL DE SISTEMAS AGROPECUÁRIOS: ESTUDO DE CASO DA CARNE CARBONO NEUTRO
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 21/11/2020 às 18:45 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

A crescente preocupação com as alterações climáticas e com a sustentabilidade têm constituído um grande desafio para empresas e governos, traduzindo-se em iniciativas de exploração de formas de reduzir o impacto ambiental das atividades económicas. As redes de inovação, a envolver vários atores, têm sido um meio de promover, de modo deliberado e concertado, a adoção de práticas sustentáveis. Numa perspetiva de redes, o sucesso económico dessas iniciativas depende em grande medida da sobreposição, mesmo que parcial, da rede de inovação com a rede de negócios já existente. O propósito deste estudo é analisar como e em que medida se tem desenvolvido uma iniciativa que objetiva promover práticas sustentáveis em sistemas agropecuários, com foco no entrelaçamento de redes de inovação e de negócios. Com esse propósito, conduziu-se um estudo da iniciativa Carne Carbono Neutro, que se traduziu no desenvolvimento e adoção de normas que assegurem o balanço do carbono integrando sistemas de produção de gado e floresta. O estudo evidencia o papel dos intermediadores da inovação na redução e negociação dos atritos no entrelaçamento da rede de inovação e de negócios. Adicionalmente, o processo foi ocorrendo de forma seletiva, em vez de genérica, na medida em que foi suportado pelos recursos e relacionamentos de atores específicos na rede de negócios. A seletividade do processo resulta, em parte, da perceção de cada ator sobre a natureza e relevância da combinação valor-atrito na manutenção ou desenvolvimento no seu contexto de rede. (Português)

Rising concerns about climate change and sustainability have been a major challenge for corporations and governments, translating into initiatives to help reduce the environmental impact of economic activities. Innovation networks, involving several actors, have been a means of promoting, in a deliberate and concerted manner, the adoption of sustainable practices. From a network perspective, the economic success of these initiatives promoted by an innovation network depends to a large extent on the overlap, even if partial, of the innovation network with the existing business network. The purpose of this study is to analyse how, and to what extent, an initiative has been developed with the objective of promoting sustainable practices in agricultural systems, focusing on the intertwining between innovation and business networks. For this purpose, a study of the Carbon Neutral Brazilian Beef initiative was conducted, which resulted in the development and adoption of standards that ensure the carbon balance integrating livestock and forest production systems. The study highlights the role of innovation brokers in reducing and negotiating friction in the process of intertwining the innovation and business network. Additionally, the intertwining process was carried out selectively, instead of generically, insofar as it was supported by the resources and affiliations (specials?) of specific suppliers in the business network. The selectivity of the process results, in part, from the perception of each actor about the nature and from the combination of value-friction in the maintenance or development in the network context. (Inglês)

Palavras-chave

Sustentabilidade; Redes Empresariais; Entrelaçamento de Redes; Sistemas de Inovação Agropecuária; Valor-Atrito. (Português)

Sustainability; Business Networks; Network Intertwining; Agricultural Innovation Systems; Value-Friction. (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

Entrelacamento de redes para intensificacao sustentavel de sistemas agropecuarios - Raissa Alencar - Joao Mota.pdf (1,2MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 04-12-2020 16:15