Google

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: SUSANA PATRÍCIA QUARESMA MENDES (51834)
Mestrado: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: O espaço do gestor de ciência na universidade: um estudo de caso
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 17/12/2020 às 19:28 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Atualmente, muitas universidades têm equipas de gestores de ciência e tecnologia que apoiam os investigadores na gestão dos seus projetos de investigação e desenvolvimento (I&D). Estes profissionais desempenham um papel fundamental durante o ciclo de vida de cada projeto assente no conhecimento que têm dos mecanismos de financiamento e das suas regras. Contudo, na Europa não é uma profissão reconhecida pela lei ou regulamentada.
Em Portugal, o estado de maturidade da gestão de ciência ainda se encontra num nível incipiente. As políticas científicas não espelham a realidade do que acontece no ecossistema de I&D, onde os gestores de ciência têm assumido uma importância cada vez maior.
No campus da Caparica está concentrado um elevado número de bolsas do European Research Council (ERC) e é a sede de uma das instituições nacionais com maior financiamento europeu do Horizonte 2020 (H2020). Encontramos aqui a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), o Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (UNINOVA) e a Associação para a Inovação e o Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT).
O presente trabalho destina-se à análise da gestão de ciência praticada neste ecossistema sob a perspetiva dos gestores, através da realização de inquéritos e entrevistas. As duas principais abordagens focaram a gestão de ciência praticada no campus da Caparica e o relacionamento entre os gestores de ciência do campus.
As conclusões do estudo revelam que o modelo de gestão de ciência praticado no campus da Caparica deve ser repensado e os recursos humanos existentes poderão ser maximizados.
(Português)

Currently, several universities have research managers that provide day-to-day support to the researchers on their research and development (R&D) projects. These professionals have a fundamental role on the life cycle of each project, due to their knowledge on the financial mechanisms and rules. However, in Europe this profession is not recognized by law or regulated.
In Portugal, the current state of research management is still at a beginner level. Scientific policies do not showcase what occurs within the Portuguese R&D ecosystem, where research managers have an ever-increasing importance.
In Portugal, the campus of Caparica possesses a high number of European Research Council (ERC) grants and one of the biggest funding within the programne Horizon 2020 (H2020). The campus of Caparica encompasses Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (UNINOVA) Associação para a Inovação e o Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT).
This work is devoted to the analysis of the research management practices within the campus of Caparica ecosystem considering the perspective of the research managers through individual inquiries and interviews. The two approaches include the research management practices and the relationships between the researcher managers that work at the campus of Caparica.
One of the major outcomes of this study pertains to the fact that the current model of research management currently in place at the campus of Caparica should be rethought. Moreover, the existing human resources can valued.
(Inglês)

Palavras-chave

Gestão de ciência, gestores de ciência, instituições de I&D, universidade, campus da Caparica, FCT-NOVA, UNINOVA, NOVA.ID.FCT (Português)

Research management, research managers, R&D institutions, university, campus of Caparica, FCT-NOVA, UNINOVA, NOVA.ID.FCT (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Trabalho Final de Mestrado

TFM_versao final.pdf (1,8MB)