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Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MIGUEL ARAÚJO TAVARES DE MELO (51210)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Sports Analytics: Fan engagement process through Fan Relationship Management (FRM) systems
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 07/01/2021 às 08:25 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Numa era onde os avanços tecnológicos têm impactado diversos setores de atividade, as organizações procuram encontrar diversas formas de obter vantagens competitivas face à sua concorrência. Neste sentido, um dos setores onde se têm assinalado grandes mudanças é o desportivo.
Contudo, e apesar de muitas organizações desportivas disporem de elevados volumes de informação, estas não implementam as estratégias adequadas que lhes permitam o aumento das receitas e da sua reputação num panorama social. Assim, surgiu a necessidade destas organizações reorientarem o foco da sua visão e da sua estratégia para o coração do seu negócio: os adeptos. Deste modo, o foco passa por criar, desenvolver e melhorar as relações com estes, expandindo a marca e aumentando o grau de lealdade da massa associativa, com a finalidade de aumentar receitas e de desenvolver um ambiente saudável em torno da organização.
Neste trabalho, que teve por base um estudo de caso a uma organização desportiva, irá ser abordado o conceito de Fan Relationship Management, a forma como a visão e os sistemas de informação da organização impactam as relações com os adeptos e, ainda, as estratégias que devem ser adotadas para aumentar a lealdade destes. Assim, foram realizadas entrevistas e um questionário aos adeptos. Os resultados destas abordagens foram positivos, permitindo concluir que a estratégia da organização está bem definida e focada nos adeptos, as campanhas têm aumentado a lealdade dos adeptos, existe uma elevada intensidade de interação dos adeptos para com o clube e, finalmente, os adeptos sentem-se reconhecidos pelo clube.
(Português)

In an era where technological advances have affected several sectors of activity, organizations are seeking to find different ways to gain competitive advantages. In this context, one of the sectors where some of the biggest changes have been noted, at the level of the instruments and processes used, is the sports.
However, and despite the fact that many sports organizations have high volumes of information, they do not implement the appropriate strategies to increase revenues and their reputation in a social panorama. Thus, the need arose for these organizations to refocus their vision and strategies on the heart of their business: their supporters. This way, the focus is on creating, developing and improving relationships with them, expanding their brand and increasing the level of loyalty of the associative mass, with the aim of increasing revenues and developing a healthy environment around the organization.
This paper, which was based on a case study of a sports organization, will discuss the concept of Fan Relationship Management, the way the vision and information systems of the organization affect the relationships with the fans and the strategies that should be adopted to increase their loyalty. To achieve this, interviews were conducted and a questionnaire to the supporters. The results of these approaches were positive, concluding that the organization's strategy is well defined and focused on the fans, the campaigns have increased their loyalty, there is a high intensity of interaction of the fans with the club and, finally, they feel recognized by the club.
(Inglês)

Palavras-chave

Customer Relationship Management; Fan Relationship Management; Sports Analytics; Tecnologia; Sistemas de Informação; Desporto; Adeptos; Relações; Lealdade; Interações. (Português)

Customer Relationship Management; Fan Relationship Management; Sports Analytics; Technology; Information Systems; Sports; Supporters; Relationships; Loyalty; Interactions. (Inglês)

Resumo Alargado

Resumo.pdf (8KB)

Trabalho Final de Mestrado

TFM_Miguel_Melo_L51210.pdf (1,3MB)

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 11-01-2021 13:00
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