Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: JOANA FILIPA CAETANO CLAUDINO (43494)
Mestrado: Gestão de Sistemas de Informação
Tipo: Projecto
Título do Trabalho Final de Mestrado: Sistema Inteligente de Previsão por Identificação de Padrões em Séries Temporais
Sub Título:
Comentário: -
Instituição: -
Homologação: Dia 11/01/2021 às 20:36 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Os crescentes volumes de dados representam uma fonte de informação potencialmente valiosa para as empresas, mas também implicam desafios nunca antes enfrentados. Apesar da sua complexidade intrínseca, as séries temporais são um tipo de dados notavelmente relevantes para o contexto empresarial, especialmente para tarefas preditivas. Os modelos Autorregressivos Integrados de Médias Móveis (ARIMA), têm sido a abordagem mais popular para tais tarefas, porém, não estão preparados para lidar com as cada vez mais comuns séries temporais de maior dimensão ou granularidade. Assim, novas tendências de investigação envolvem a aplicação de modelos orientados a dados, como Redes Neuronais Recorrentes (RNNs), à previsão. Dada a dificuldade da previsão de séries temporais e a necessidade de ferramentas aprimoradas, o objetivo deste projeto foi a implementação dos modelos clássicos ARIMA e as arquiteturas RNN mais proeminentes, de forma automática, e o posterior uso desses modelos como base para o desenvolvimento de um sistema modular capaz de apoiar o utilizador em todo o processo de previsão. Design science research foi a abordagem metodológica adotada para alcançar os objetivos propostos e envolveu, para além da identificação dos objetivos, uma revisão aprofundada da literatura que viria a servir de suporte teórico à etapa seguinte, designadamente a execução do projeto e findou com a avaliação meticulosa do artefacto produzido. No geral todos os objetivos propostos foram alcançados, sendo os principais contributos do projeto o próprio sistema desenvolvido devido à sua utilidade prática e ainda algumas evidências empíricas que apoiam a aplicabilidade das RNNs à previsão de séries temporais. (Português)

The current growing volumes of data present a source of potentially valuable information for companies, but they also pose new challenges never faced before. Despite their intrinsic complexity, time series are a notably relevant kind of data in the entrepreneurial context, especially regarding prediction tasks. The Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA) models have been the most popular approach for such tasks, but they do not scale well to bigger and more granular time series which are becoming increasingly common. Hence, newer research trends involve the application of data-driven models, such as Recurrent Neural Networks (RNNs), to forecasting. Therefore, given the difficulty of time series prediction and the need for improved tools, the purpose of this project was to implement the classical ARIMA models and the most prominent RNN architectures in an automated fashion and posteriorly to use such models as foundation for the development of a modular system capable of supporting the common user along the entire forecasting process. Design science research was the adopted methodology to achieve the proposed goals and it comprised the activities of goal definition, followed by a thorough literature review aimed at providing the theoretical background necessary to the subsequent step that involved the actual project execution and, finally, the careful evaluation of the produced artifact. In general, each the established goals were accomplished, and the main contributions of the project were the developed system itself due to its practical usefulness along with some empirical evidence supporting the suitability of RNNs to time series forecasting. (Inglês)

Palavras-chave

Previsão de Séries Temporais, Modelos Autorregressivos Integrados de Médias Móveis, Redes Neuronais Recorrentes, Sistema Inteligente, Data Mining (Português)

Time Series Forecasting, Autoregressive Integrated Moving Average Models; Recurrent Neural Networks, Intelligent System, Data Mining (Inglês)

Resumo Alargado

O Resumo Alargado ainda não foi submetido.

Data da Prova Pública

Data da Prova Pública: 27-01-2021 15:30