Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Trabalho Final de Mestrado

Ano Lectivo: 2019/2020
Aluno: MARIA ELENA DELLE MONACHE (51305)
Mestrado: Desenvolvimento e Cooperação Internacional
Tipo: Dissertação
Título do Trabalho Final de Mestrado: Desenvolvimento institucional e igualdade de género: um estudo sobre a mulher no sistema prisional em  Portugal
Sub Título:
Comentário: Este trabalho pretende analisar a situação da mulher no sistema prisional português, situando-se num marco de referência com debates sobre temas de genêro, direitos humanos e desenvolvimento institucional. O que sabemos sobre a prisão? Em geral, o sistema prisional é mais conhecido pelos que nele se encontram integrados e muito menos pela sociedade. No entanto, trata-se de um assunto relevante a nível social e as condições do sistema prisional merecem a atenção porque são determinantes como garantia dos direitos humanos e dos processos de reinserção.
Instituição: -
Homologação: Dia 05/12/2020 às 09:59 por NUNO JOÃO DE OLIVEIRA VALÉRIO

Resumo

Este trabalho teve como objectivo investigar sobre o sistema prisional de Portugal para comprender a situação da mulher, analisando a questão numa perspectiva de género e desenvolvimento institucional. O aumento de mulheres presas é um problema importante para a sociedade, mas é um tema que não foi suficientemente analisado na sociedade moderna. Um tema importante para analisar o futuro do desenvolvimento institucional e ampliar e consolidar as formas de intervenção e se adaptar aos tempos que mudam rápido.
Neste estudo foi privilegiada a pequisa documental além da fundamentação teorica a respeito do tema. Os limites devidos à situação de emergencia mundial não permitiram entrevistas às mulheres encarceradas mas espera-se que este trabalho possa contribuir para posteriores estudos sobre o tema.
(Português)

The objective of this work is to investigate the prison system of Portugal to understand the situation of women, analyzing the situation from a gender perspective and institutional development. The increase in women prisoners is an important problem for society, but it is a topic that has not been sufficiently analyzed in modern society. An important theme to analyze the future of institutional development and to expand and consolidate the forms of intervention and adapt to the times that change fast.
In this study, documentary research was privileged in addition to the theoretical foundation on the subject. The limits due to the world emergency situation did not allow interviews to incarcerated women, but it is hoped that this work can contribute to further studies on the subject.
(Inglês)

Prisão. Mulher. Crime. Desenvolvimento Institucional. Género (Português)

Prison. Woman. Crime. Institutional Development. Gender (Inglês)

Resumo Alargado