Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 02-04-2015

Faleceu o Doutor José da Silva Lopes, eminente economista português

Faleceu o "Economista dos economistas"

 

 
Faleceu no dia 2 de abril de 2015 o eminente economista português José da Silva Lopes.
 
Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, atual ISEG, em 1955, Silva Lopes iniciou a sua actividade profissional como assistente da nossa escola e como técnico do Ministério das Finanças, onde se manteve até 1964. Daí partiu para a Associação Industrial Portuguesa, onde dirigiu o Gabinete de Relações Económicas Externas entre 1964 e 1969 após o que regressou ao Ministério das Finanças para chefiar o respectivo Gabinete de Estudos até 1974, acumulando funções com as de administrador da Caixa Geral de Depósitos. Nesta primeira fase da sua vida profissional há a destacar a sua intervenção num conjunto de negociações internacionais, integrando as equipas técnicas que conduziram sucessivamente à entrada de Portugal na EFTA (1959) e permitiram a assinatura do Acordo de Comércio com a CEE (1972).
 
Tendo sido chamado ao Governo depois do 25 de Abril de 1974, participou primeiro como Secretário de Estado e depois como Ministro das Finanças nos I, II e III governos provisórios; foi Ministro do Comércio Externo do IV retomando a pasta das Finanças, já no III Constitucional. Ainda foi Governador do Banco de Portugal entre 1975 e 1980.
 
"Economista dos economistas", assim foi referido numa homenagem que lhe foi prestada no ISEG em 2003.
Silva Lopes foi não só um político e um homem de acção, foi também responsável pelo impulso modernizador que a análise macroeconómica aplicada sofreu nos últimos quarenta anos em Portugal. Da lista de trabalhos que publicou ao longo da vida destaca-se a sua obra denominada A Economia Portuguesa desde 1960, publicado em 1996; e o magistral ensaio, inserido na obra colectiva Século XX: Panorama da Cultura Portuguesa, a que deu o título de "A economia portuguesa no Século XX", publicado em 2002.
 
Foi atribuído ao Professor José da Silva Lopes o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa, no ISEG, em 24 de maio de 2004, apadrinhado pelo professor José Maria Brandão de Brito. 

O ISEG lamenta a perda de tão ilustre Professor e Economista e envia as suas condolências a todos os familiares e amigos.
 
ATUALIZAÇÃO
O corpo estará em câmara ardente a partir das 10h00 de hoje (8 de Abril) na Basílica da Estrela, sendo que a missa de corpo presente terá lugar às 15h00.