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Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 18-09-2017

ISEG responsável pelo trabalho "Portugal Sou Eu" está a ouvir consumidores para determinar a notoriedade do programa

O "Portugal Sou Eu", através de um estudo desenvolvido pelo ISEG - Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa, vai ficar a conhecer a notoriedade que a iniciativa tem junto do público.

Com este estudo, o "Portugal Sou Eu" vai avaliar o valor que o programa tem para os consumidores - que nos últimos meses tiveram a oportunidade de contactar com duas grandes campanhas publicitárias - e conhecer a relevância e o peso que o Selo "Portugal Sou Eu" tem na escolha do produto.

O estudo deverá ser apresentado durante o mês de novembro, em Lisboa, durante a realização do "Fórum Portugal Sou".

Em 2014, o "Portugal Sou Eu" realizou um estudo sobre "Portugalidade", também da responsabilidade do ISEG, que demonstrou que 73 % dos portugueses se preocupam com a origem dos produtos e procuram nos produtos essa informação, mais de 60% compram, muitas vezes ou sempre, e 97,6% está satisfeito com a compra desses produtos.

O "Portugal Sou Eu" conta com 1.700 empresas inscritas e abrange mais de 5.200 produtos identificados com o Selo "Portugal Sou Eu", representando um volume de negócios agregado superior a 6,4 mil milhões de euros.

O Selo e o "Estatuto Estabelecimento Aderente" ajudam no reconhecimento e na valorização dos produtos e dos serviços de origem portuguesa, permitindo aos consumidores uma escolha informada.


Sobre o "Portugal Sou Eu"
O programa "Portugal Sou Eu" foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal  para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

O programa valoriza, através do Selo, a produção de produtos, serviços e artesanato. Já a atribuição do Estatuto "Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu" destina-se  às empresas do comércio, restauração e afins que comercializam produtos "Portugal Sou Eu".

Os produtos e serviços que cumprem os requisitos de adesão ao Programa são identificados pelo consumidor através do Selo "Portugal Sou Eu":

São já várias as figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do projeto. Através dos seus testemunhos e da presença em eventos, os 18 Embaixadores do "Portugal Sou Eu" (Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, D.A.M.A, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Nelson Évora, Rosa Mota e Vítor Sobral) têm contribuído, através da participação em ações diversas, para sensibilizar e divulgar a iniciativa por todo o País

O "Portugal Sou Eu" tem financiamento do programa Compete 2020 e é gerido por um Órgão Operacional formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.

Mais informações
Elisabel Soares - 93 781 44 36, elisabel.soares@jervispereira.pt
Ana Negrão - 93 604 19 98, ana.negrao@jervispereira.pt