facebookPixel

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 18-05-2018

Falecimento de Fernando Cardim de Carvalho e a sua colaboração com o ISEG

Fernando Cardim de Carvalho faleceu a 16 de maio na sua residência em Cascais. Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cardim de Carvalho era um economista e investigador respeitado no mundo inteiro. Nos últimos anos, participou em diversas ocasiões em iniciativas que desenvolvemos no ISEG, em particular foi responsável por um curso na  ISEG Summer School 2015, e proferiu várias palestras para os estudantes de doutoramento e mestrado, a última teve lugar a 7 de dezembro de 2017. Tendo passado dois anos no Levy Economics Institute, Bart College, Nova Iorque, regressou a Portugal em julho de 2017. Pouco depois, no contexto do esforço que visa a internacionalização crescente da investigação na nossa Escola, apresentámos-lhe a proposta de realizar um contrato a tempo parcial com o ISEG, a qual foi recebida com muito entusiasmo por Fernando. No entanto, no início de 2018, pediu-nos que abrandássemos o processo, dada a evolução rápida e imprevisível da doença que o estava a afetar.

 

Profundamente identificado com a corrente Pós-Keynesiana, editor do  Journal of Post Keynesian Economics, Fernando era um economista de grande cultura e muito aberto, como mostra a sua abordagem dos ciclos económicos, nomeadamente o da última crise, através de uma lente schumpeteriana, ou o seu tratamento das subtilezas da análise de Axel Leijonhufvud sobre as teorias e as ideias, monetárias e outras, de J. M. Keynes. Fernando tinha uma caraterística, talvez rara hoje em dia, de um economista vitalmente interessado na teoria económica e nos seus desenvolvimentos.

 

Estamos gratos a Fernando, pelo apreço que manifestou pela nossa escola e o desejo de colaborar connosco e apresentamos condolências à esposa Fernanda, que o acompanhou várias vezes nas suas vindas ao ISEG, ao filho Thiago Carvalho e à nora.

 

Obituário

 

Lisboa, 18 de maio de 2018

 

Joaquim Ramos Silva
Professor Catedrático / Full Professor
Presidente do Departamento de Economia / Head of Department of Economics
ISEG - Lisbon School of Economics and Management - Universidade de Lisboa