Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 09-12-2019

Artigo da Professora Ana Venâncio distinguido

 

O artigo da Professora Ana Venâncio, "Collateral value and entrepreneurship: Evidence from property tax reform", em coautoria com João Pereira dos Santos e Miguel Ferreira é um dos três artigos premiados pela Call for papers sobre Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa. Os três artigos vencedores serão apresentados numa Conferência amanhã, dia 10 de dezembro, que contará com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

>> Link Programa da conferência (pdf)

Este estudo analisa se uma descida inesperada do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) facilita a criação de novas empresas, permitindo ao empreendedor apresentar garantias imobiliárias de maior valor e obter maior financiamento junto das instituições de crédito.

Em julho de 2008, a descida da taxa máxima de IMI de 0,5% para 0,4% forçou alguns municípios a reduzir a taxa de imposto. Os autores do estudo avaliaram o impacto desta reforma na dinâmica empresarial, nomeadamente, na taxa de criação (e destruição) de novas empresas e concluíram que os municípios que foram forçados a baixar o IMI apresentam um aumento na taxa de entrada de novas empresas, mas apenas no setor secundário (manufatura). No setor terciário (serviços) não houve um aumento significativo na taxa de entrada de novas empresas. Alem disso, as startups industriais localizadas nestes municípios evidenciam um aumento do financiamento bancário de curto prazo.

Promovida pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e pela Associação Portuguesa de Seguradores, esta Call for Papers tem por objetivo incentivar a realização de estudos que permitam a identificação de problemas e a implementação de soluções de política económica em Portugal nesta área.