Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 14-01-2010

Gustavo H. B. Franco, ex-Governador do Banco Central do Brasil, no ISEG

O Prof. Gustavo Franco esteve em Lisboa a convite do ISEG, nos dias 4 a 6 de Janeiro de 2010, para fazer parte do júri da tese de doutoramento "Os países emergentes como investidores  internacionais: O caso das Empresas Brasileiras em Portugal", apresentada por Cristiano Cechella, e orientada pelo Prof. Joaquim Ramos Silva.

  • Biografia

Gustavo Franco nasceu no Rio de Janeiro em 10 de Abril de

1956. Casado, 4 filhos, é actualmente director executivo da Rio Bravo
Investimentos desde a sua fundação em 2000, responsável por estratégia
corporativa e investimentos estratégicos.

É Bacharel (1979) e Mestre (1982) em Economia pela PUC/Rio de Janeiro, e M. A. (1985) e Ph.D (1986) pela Universidade de Harvard.

De 1986 a 1993, Gustavo Franco foi professor e pesquisador do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, e consultor de diversas organizações internacionais, de órgãos dos
governos federal, de Estados e do município do Rio de Janeiro, bem como de
várias empresas privadas nacionais e estrangeiras.

Foi Presidente do Banco Central do Brasil, www.bcb.gov.br/,de Agosto de 1997 a Janeiro de 1999, tendo sido, nos quatro anos  anteriores, director da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Económica do Ministério da Fazenda. Durante o período em que esteve no serviço público, teve participação central na formulação, operacionalização e administração do Plano Real (1994). Conduziu directamente a operação dos mercados,negociações financeiras internacionais (Plano Brady, acordo com o FMI/98),lançamentos de bônus da República (16 operações, 10 moedas cerca de US$ 10 bilhões),re-estruturações bancárias (PROES, PROER, privatizações) e aspectos regulatórios próprios das actividades de bancos centrais.

Participou e participa em diversos conselhos de administração e consultivos,mantém actividade académica na PUC/Rio (aulas e pesquisas) e escreve regularmente para jornais e revistas. Tem 10 (dez) livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas académicas. 

Seus escritos podem ser encontrados na home page:
www.econ.puc-rio.br/gfranco

Autor: ISEG