Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 12-08-2010

Artigo de Professor do ISEG e membro da UECE publicado no Journal of Applied Economics

Professor António AfonsoFoi aceite para publicação no Journal of Applied Economics (2010), o artigo "Public sector efficiency: evidence for new EU member states and emerging markets", da autoria de António Afonso, investigador da UECE e Professor Auxiliar do ISEG. O artigo foi elaborado em co-autoria com Ludger Schuknecht (European Central Bank) e Vito Tanzi (Inter-American Development Bank).

Neste artigo, é analisada a eficiência do sector público dos novos membros da União Europeia comparativamente a países dos mercados emergentes. Após uma discussão conceptual sobre formas de medição da eficiência da despesa pública, são calculados, através da aplicação de um conjunto de técnicas de medição, scores e rankings. O estudo revela que a eficiência dos gastos públicos entre os novos membros da União Europeia é muito diversificada comparativamente ao grupo dos países emergentes na Ásia com melhor desempenho. A análise econométrica demonstra que os rendimentos mais elevados, a competência dos funcionários públicos e níveis de educação, bem como a segurança dos direitos de propriedade parecem facilitar a prevenção de ineficiências no sector público.