Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 25-08-2010

Artigo de Professoras do ISEG e Investigadoras do SOCIUS e do CEMAPRE publicado no European Education Research Journal

Autoras de artigoO artigo "Interruptions and Failure in Higher Education: evidence from ISEG-UTL" foi aceite para publicação na revista European Education Research Journal (2011, 9.4/10.1). Trata-se de um artigo de autoria de Margarida Chagas Lopes e Graça Leão Fernandes, Professoras Auxiliares do ISEG e Investigadoras do SOCIUS e do CEMPAPRE, respectivamente.



Passando em revista os principais contributos teóricos e metodológicos que visam os processos de interrupção, abandono e retenção no Ensino Superior, as autoras contrapropõem e desenvolvem uma abordagem longitudinal e dinâmica daqueles processos, com vista a uma consideração integrada dos múltiplos determinantes. Tomando como suporte empírico da análise estatística a que procedem informação disponibilizada pelos Serviços Académicos para o Observatório Pedagógico do ISEG, constatam a influência exercida conjuntamente pelo nível escolar dos pais e das mães dos alunos, pelos sucessos e insucessos no seu percurso escolar anterior, pela situação dos alunos perante o trabalho e emprego e, ainda, pelo modelo de organização do ensino e possibilidade que o mesmo oferece de combinação com o exercício de um emprego.

Autor: ISEG