Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Notícias

Publicar Publicado em: 07-09-2012

Alberto da Ponte é o novo Presidente do Conselho de Administração da RTP

Alberto da Ponte

Alberto da Ponte, ex-aluno do ISEG e presidente da Associação de Antigos Alunos do ISEG, é o novo presidente do Conselho de Administração da RTP.

Licenciado em finanças pela Instituto Superior de Ciências Económicas e detentor do curso superior de Finanças da Harvard Business School, Alberto da Ponte começou a sua vida (como director de marca) no universo de empresas do que veio mais tarde a tornar-se a parceria Unilevever - Jerónimo Martins, onde se manteve até à década de 90.

Durante os seus tempos nas antigas indústrias Lever Portugal, o gestor trabalhou não só em Portugal, como na Bélgica, Espanha e Malásia (via Unilever) O interregno fez-se durante os primeiros cinco anos em que foi CEO da Cadbury Schweppes Portugal. Nos cinco anos seguintes foi director da Unilever Lever Elida Portugal.

A década foi iniciada como director da Unilever Bestfoods Fima (Portugal), onde esteve até 2004, ano em que passa a liderar a SCC, então ainda sob a alçada da Scottish & Newcastle. Quatro anos depois, a dona da Sagres e da Luso passou para as mãos da Heineken, que mantive Alberto da Ponte. Nesse mesmo ano o gestor conseguiu o feito de vender mais cerveja que a "histórica" líder do mercado português, a Unicer, dona da Super Bock e já então liderada por António Pires de Lima. Além de gestor, Alberto da Ponte assumiu muitas vezes cargos associativos: quer na associação portuguesa de anunciantes, da associação cervejeira portuguesa, como da congénere europeia, a Brewers of Europe.

Alberto da Ponte foi em Abril último substituído por Ronald den Elzen à frente da SCC, ainda antes do mandato terminar. Na altura afirmou ao Negócios que via a sua substituição como CEO e a atribuição de "novas funções na 'Heineken Western Europe Region', reportando directamente ao presidente no desenvolvimento da estratégica da cervejeira holandesa para o canal Horeca (hotéis, restaurante e cafés) como "claramente uma promoção".

Fonte: Jornal de Negócios, 05/09/2012