Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Seminário | Planeamento de pessoal: do simples ao complexo

Em 11-12-2014 às 16:00 / Auditório 2, Quelhas

Oradora:
Rita Portugal - Doutorada em estatística e investigação operacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa,  Software Engineer do Departamento de Inovação na SISCOG - Sistemas Cognitivos (http://www.siscog.pt/)

RESUMO:
O problema da geração de horários para pessoal tripulante é introduzido através de um jogo. Pretende-se de forma simples alertar para a complexidade das regras que podem estar associadas a este processo. Esta introdução conduzirá à definição de um modelo que se adapta à resolução do problema. Como em muitos problemas do mundo real, o contraste existente entre a simplicidade do modelo definido e a dificuldade de resolução do mesmo justifica o estudo dos problemas subjacentes através de diferentes técnicas de IO que serão referidas.