Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Concerto | Orquestra Divino Sospiro

Em 04-03-2015 das 19:00 às 21:00 / Salão Nobre, Quelhas

Concerto Orquestra Divino Sospiro l Haendel & Bach - "Apaixonados"

Dia 4 de Março, às 19h00, Salão Nobre, Quelhas 6

sospiro

> Ver biografia

solista pedro lopes e castro

PEDRO LOPES E CASTRO - oboé barroco
Pedro Castro nasceu em 1977 no Porto. Diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Pedro Couto Soares e pelo Conservatório Real de Haia na Holanda sob a orientação de Sébastien Marq (flauta) e Ku Ebbinge (oboé barroco). No âmbito do mestrado em artes musicais na Universidade Nova de Lisboa realizou a tese "Serenata L'Angelica - um estudo performativo".

A sua atividade profissional inclui várias orquestras e agrupamentos de instrumentos históricos nos principais centros artísticos europeus. Em Outubro de 2010 dirigiu a estreia moderna da Serenata "L'Angelica" de João de Sousa Carvalho. Em 2012 dirigiu a Opera "Paride ed Elena" de Gluck no âmbito de um projeto do estúdio de ópera da ESML.

Como solista  apresentou-se com a Orquestra Capela Real, Orquestra Divino Sospiro e Orquestra Barroca da Casa da Música com concertos para oboé e orquestra de Vivaldi, Telemann, Marcello e J.S. Bach. No oboé clássico e com o Quarteto Arabesco apresentou-se com o quarteto de Mozart, ícone do repertório virtuosístico do classicismo. Colabora também com os Sete Lágrimas com o qual realizou várias gravações premiadas e tournées pela europa.

É coordenador artístico do Concerto Campestre. É doutorando na Universidade de Aveiro onde realiza uma investigação académica sobre a tradição das serenatas de corte em Lisboa no tempo de D. Maria I (1777-1800).

maestro massimo spadano

MASSIMO SPADANO - Diretor e violinista
Nascido em Lanciano (Itália) obteve o diploma "Cum Laude" no seu país. Mais tarde obteve o diploma de solista na Universidade de Utrecht, onde estudou com os professores Viktor Liberman e Philippe Hirschhhorn.

Obteve também o Diploma em Direção da Orquestra em Itália com o Maestro Renzetti Donato. Desde 1995 é o Diretor musical e artístico da Orquestra de Câmara da Sinfónica de Galícia com a qual tem dirigido desde o classicismo até Stravinsky e contemporâneos espanhóis. Na sua atividade como maestro também dirigiu a Academia de Música Antiga na Alemanha (Philarmonia Munique) e Inglaterra  Londres, a Orquestra Cidade de Granada, Orquestra Sinfônica de Valles no Palau de Barcelona, a Orquestra do Norte de Portugal, Orquestra Sinfónica de Sanremo, a Sinfonia de Lérida entre outras. Já acompanhou cantores em concertos de árias e Galas. Spadano  dirigiu a sinfonia da Galiza no festival de León O Requiem de Fauré e participou no Festival Mozart dirigindo Missas de Haydn e de Melchor López. Também dirigiu em diferentes ocasiões a orquestra do Festival Florilegium de Salamanca.
Estreou-se em julho de 2011 no  festival alemão de Bel Canto "ROSSINI IM WILDBAD" dirigindo "Ser Marcantonio"  de Pavesi  e que será proximamente editado pela em Naxos em CD.

Foi membro da EUROPEAN COMMUNITY YOUTH ORCHESTRA; Concertino e solista  em distintos agrupamentos com os quais já atuou nas salas mais importantes da Europa, EUA, América do Sul da Ásia, África e Oriente Médio.
Atuou em festivais e temporadas  em  Berlin, Salzburgo, Milão, Paris, Madrid, Roma, Montpellier, Wiesbaden, Amesterdão, Florença, Barcelona, Munique, Napflion, entre outros, com Victoria Mullova, Maxim Vengerov, e Katia & Marielle Labèque, Cristian Zacarias, nrico Dindo, Alexander Lonquich bem como com Gerard Depardieu e Alessandro Baricco.

Dedica gran  parte da sua atividade à música antiga com instrumentos  original e a sua investigação, participando na edição de diversos volumes de música barroca Ccom Camerata Anxanum, orquestra italiana  da qual é membro fundador.

Desde 1994 é Concertino da orquestra sinfónica de Galicia.
Sempre como concertino tem trabalhado com L'Orquestra Nacional de Lyon, L'Accademia di Santa Cecilia em Roma, a Orquestra de Câmara de Lausanne, Orquesta Ciudad de Granada, Sinfónica de Tenerife, Teatre Liceu, Teatro Real e agrupamentos barrocos como L ' Ensemble Barroco de Limoges  como Christof Coin, L'Ensemble Zefiro, Hesperion XX  e les Concert des Nation com Jordi Savall  em Paris, o "Chambre Philarmonique" Fundado e dirigido por Emmanuel Krivine.

Em Cambray (França) foi-lhe concedido  em 1996, o título honorário "LAUREATE JUVENTUS".
Spadano gravou vários discos com a Sony, OPUS 111, Bongiovanni, e Auvidis Astree com a qual recebeu  uns dos mais destacados  reconhecimentos  discográficos , " Choc musique" pela gravação das sonatas de Reickard. Gravou os quartetos de Arriaga pela Naxos e  com Camerata Boccherini Ensemble, fundada pelo mesmo e irão sair proximamente gravações de concertos Mozart, e de Concertos Fasch com o Ensemble Zefiro interpretado com instrumentos originais pela  Sony.

Haendel & Bach - "Apaixonados"
Divino Sospiro
Pedro Castro oboé d'amore
Massimo Spadano violíno e direcção musical