Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Eventos

Concerto Antena 2 | Duarte Pereira Martins e José Carlos Araújo

Em 09-06-2015 das 19:00 às 20:05 / Auditório CGD, Quelhas

9 junho '15 |  Auditório CGD - ISEG
19h00 l duração 65 minutos, s/ intervalo
CO-PRODUÇÃO concertos.antena2@rtp.pt | Tel. 21 382 00 15

 

 

Duarte Pereira Martins | Piano


Nascido a 9 de Novembro de 1990, em Lisboa, começou a estudar piano aos quatro anos de idade. Aos oito ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional, instituição onde concluiu o curso complementar de piano com a classificação máxima, em Julho de 2009. 

Foi, durante os sete primeiros anos, aluno de Hélder Entrudo, estudando depois com Carla Seixas. No Conservatório, trabalhou com Eli Camargo Jr., Armando Vidal, Paulo Jorge Ferreira e Anna Tomasik. Também sob a alçada de Eli Camargo Jr., frequentou um curso anual de produção, que viria a ter bastante influência na sua atividade musical. Participou em diversas master classes de Paulo Gaio Lima, Manuela Gouveia, Constantin Sandu, Pavel Gomziakov, Olga Prats, João Paulo Santos e José Eduardo Martins.

É licenciado em Piano pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na classe de Jorge Moyano, tendo trabalhado, entre outros, com Irene Lima, Miguel Henriques e Paulo Pacheco.

Premiado em diversos concursos nacionais, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país, tanto a solo como em ecléticos grupos de música de câmara. Neste panorama, é de notar a importância dada às obras de compositores portugueses, tendo já apresentado diversas obras inéditas e estreias de compositores como João Pedro Oliveira ou Sérgio Azevedo.

No presente ano, destacam-se as suas apresentações em Lisboa, Porto, Estoril, Viseu, Braga e Paris, além de uma digressão no Brasil. A convite da ESML, gravou obras de Claude Debussy e Luiz de Freitas Branco para a Antena2, com a soprano Ana Tomás e o tenor Carlos Monteiro. Gravou igualmente um recital de homenagem a Guilhermina Suggia, incluído no Ciclo de Instrumentos Históricos do Museu da Música, com o violoncelista Nuno Cardoso - com quem mantém um duo regular -, no qual se utilizou o violoncelo Lockey Hill que pertenceu à violoncelista portuguesa e o piano Bechstein de Luiz de Freitas Branco.

É membro fundador do mpmp, movimento patrimonial pela música portuguesa, associação onde é atualmente vice-presidente e diretor artístico da temporada de concertos, que conta já com mais de uma centena de eventos realizados, ao longo de apenas três anos, em Portugal e no estrangeiro. Faz igualmente parte, colaborando com entrevistas, artigos diversos e crítica, do corpo redatorial da Glosas.

Produz e é o diretor artístico da inédita integral de obras para tecla de Carlos Seixas, para a coleção melographia portugueza do MPMP, cujo intérprete é José Carlos Araújo, bem como o projeto de gravação integral das sonatas de João Domingos Bomtempo, pelo pianista Philippe Marques. Integrou, em Março último, a digressão da associação ao Brasil, tendo apresentado, em diversas cidades brasileiras, sete concertos e uma palestra sobre a circulação internacional da música em língua portuguesa.

É professor de piano desde 2009 em várias escolas, de que se destaca o Conservatório de Cascais e Oeiras. No Colégio Salesiano de Lisboa, instituição onde foi inúmeras vezes premiado pelo bom aproveitamento escolar, completou, como bolseiro de mérito e excelência, o curso secundário.

Frequenta, paralelamente à sua carreira musical, o mestrado integrado em Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

 

 

José Carlos Araújo | Cravo

.
José Carlos Araújo estudou cravo, órgão, baixo contínuo e interpretação de música antiga no Conservatório Nacional, sob a orientação de Cândida Matos e Rui Paiva, tendo procurado aprofundar a sua formação em numerosos seminários da especialidade, que lhe permitiram beneficiar do contacto com personalidades como Cremilde Rosado Fernandes, Gustav Leonhardt, Jacques Ogg, Rinaldo Alessandrini, José Luis Uriol, Ketil Haugsand, Miklós Spániy, Roël Dieltiens ou Maurice Steger. Recebeu em 2004 o Primeiro Prémio e o Prémio do Público do Concurso Carlos Seixas, atribuído pela Escola Superior de Música de Lisboa e pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em celebração do tricentenário do compositor.

Apresenta-se regularmente em recitais de cravo, pianoforte e órgão, tendo centrado o seu trabalho especialmente em torno dos instrumentos históricos, com programas que procuram privilegiar a música para tecla de autores ibéricos dos séculos XVI a XVIII. Na Academia das Ciências de Lisboa apresentou os concertos inaugurais, após os restauros, de dois pianos históricos da coleção do Conservatório Nacional. Também resultado de uma colaboração com o Museu da Música iniciada em 2011, tem dado a ouvir em público o cravo Antunes de 1758 (Tesouro Nacional), a que dedicou diversas gravações discográficas, num conjunto de recitais acompanhado por um programa de manutenção. No mesmo contexto, teve a seu cargo o concerto comemorativo dos 250 anos da construção do pianoforte de Henrique van Casteel (1763), de que realizou a única gravação completa em CD.
Colaborou com o Teatro da Cornucópia na produção de A Tempestade de William Shakespeare, sob a direção de Luís Miguel Cintra. Gravou para a RTP e para a RDP (Antena 2) e em 2008 a RTP2 dedicou um documentário à sua atividade artística.

Colaborou com a artista plástica Teresa Gonçalves Lobo no projeto Cem Anos da República.

Licenciado pela Faculdade de Letras de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica, foi distinguido como aluno com as mais elevadas classificações desta instituição em 2007. Investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, colaborou com o projeto Lexikon para a elaboração de um dicionário de grego clássico, na redação de um novo Dicionário de Literatura Latina e tem-se dedicado à tradução de autores da Antiguidade como Plínio (Epistulae), Diógenes Laércio (Vitae Philosophorum) e, em parceria, Lucano (Pharsalia) e Valério Máximo (Facta et Dicta Memorabilia).

Publicou estudos sobre Filologia Clássica e apresentou comunicações a congressos de Estudos Clássicos e Comparatistas. Colabora regularmente em Euphrosyne - Revista de Filologia Clássica.

Inaugurou em 2012 a coleção discográfica melographia portugueza, editada pelo mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa, com os primeiros CD' s da gravação integral da obra para tecla de Carlos Seixas, de que se preveem 14 volumes. Este projeto, apoiado pela Direcção-Geral das Artes e realizado pela primeira vez, inclui ainda a apresentação pública de todas as sonatas do compositor e conta com gravações de importantes instrumentos históricos portugueses.

Tem ainda colaborado na direção e assistência musical de diversas edições discográficas. Integra a comissão de redação da revista Glosas, publicação dedicada ao património musical português e de cultura lusófona, de que é atualmente co-diretor.

 

 

Programa

Carlos Seixas Sonatas e D. Scarlatti Sonatas